Coluna da sexta
A TV Jornal Caruaru realizará nesta sexta (9) o terceiro debate entre os candidatos ao Governo de Pernambuco. Visando ser alvo de ataques, pelo fato de liderar com folga todas as intenções de voto, Marília Arraes (SD) ainda não participou de nenhum dos confrontos e hoje repetirá novamente a estratégia.
Quem também adotou o mesmo plano de Marília foi Anderson Ferreira (PL). A diferença é que ele apareceu na 3ª colocação na pesquisa IPEC, que foi divulgada na última terça (6). Ainda de acordo com o instituto, o ex-prefeito do Jaboatão está empatado dentro da margem de erro com Raquel Lyra (PSDB), Danilo Cabral (PSB) e Miguel Coelho (UB).
Alegando incompatibilidade na agenda, Anderson Ferreira não marcará presença no debate realizado pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, perdendo novamente a oportunidade de fortalecer o projeto de reeleição de Bolsonaro e o seu ao Palácio do Campo das Princesas.
Os números apontam que Anderson não perdeu votos ao não ter ido no último debate, mas sua ausência pode contribuir com que ele não ganhe, podendo fazer a diferença na reta final dessa primeira etapa eleitoral.
Efeito
Existe uma expectativa por parte dos eleitores de Jair Bolsonaro, Anderson Ferreira e Gilson Machado, todos do PL, para saber se os atos de 7 de Setembro causarão algum efeito positivo para os candidatos na próxima pesquisa. O trio aproveitou o máximo que conseguiu da data, visando capitalizar os votos de quem foi às ruas.
Adesão
Amargando uma das últimas posições nas pesquisas, a candidata ao Senado, Eugênia Lima (PSOL), receberá oficialmente nesta sexta (9) o apoio do Partido Comunista do Brasil, que tem Jones Manoel como candidato a governador de Pernambuco. Esse será o primeiro ato conjunto das duas legendas nesta eleição.
Defesa
Em um vídeo publicado nas redes sociais, o candidato ao Senado, André de Paula (PSD), condenou a postura de Teresa Leitão (PT) contra Marília Arraes (SD). No material, o deputado diz que “não precisamos de mais gente agredindo, dividindo e espalhando ódio”. Nos bastidores, a repercussão dos ataques de Teresa a Marília tem deixado a petista preocupada.
Mudança
Integrante da Frente Popular, o ex-prefeito de Ipojuca, Carlos Santana, marido da deputada estadual Simone Santana (PSB), foi visto ao lado de Marília Arraes (SD) num ato político que aconteceu em Ipojuca. Não há nenhuma declaração pública de apoio à candidata ao Governo do Estado, mas como na política não existe gesto sem sentido, é possível que o casal deixe de apoiar Danilo Cabral (PSB).
Combate
O Governo de Pernambuco regulamentou, ontem (8), por meio de decreto, uma lei que estabelece cobrança de multa em casos de racismo, LGBTQIA+fobia ou discriminação contra a mulher praticados em estádios de futebol, ginásios e outros locais onde se realizem eventos esportivos. O valor da penalidade pode ir de R$ 500 a R$ 20 mil.