“Precisamos devolver os lugares símbolos de Pernambuco ao seu povo, requalificar nossos centros, garantir infraestrutura, segurança e serviços públicos de qualidade. O turismo deve ser um agente estratégico de desenvolvimento para a abertura de novos negócios. Pernambuco é um estado grande, mas tem um governo que pensa e age pequeno”, afirmou a candidata a governadora Raquel Lyra (PSDB), no encontro que apresentou, nesta terça-feira (6), os compromissos do seu futuro governo para o turismo em Pernambuco.
O evento, realizado no Beach Class Convention, em Boa Viagem, no Recife, contou com a presença de diversos representantes do trade turístico de todo o estado, como empresários, agentes de viagens, hoteleiros, agentes receptivos, entre outros.
“Temos uma riqueza cultural que os outros estados não têm. É inadmissível ver um destino como Porto de Galinhas tomado pelo tráfico, as estradas abandonadas e o Litoral Norte tão degradado”, pontuou a candidata ao ouvir as demandas dos participantes.
A requalificação do Centro de Convenções, as más condições das estradas, a infraestrutura e a segurança foram apontados como os principais gargalos que merecem a atenção do Governo do Estado.
“Esse é um dia muito marcante. Nunca um candidato a governador participou de um debate tão amplo com o nosso segmento. Infelizmente o turismo não é encarado como uma atividade estratégica para o desenvolvimento econômico do nosso estado, mesmo sendo essencial, para que Pernambuco vire essa página”, reforçou Fred Loyo, liderança do trade turístico e suplente do candidato a senador, Guilherme Coelho.
Também estão entre as propostas de Raquel promover a descentralização do turismo, fortalecendo a atividade em todas as regiões do estado, valorizando também o turismo rural; resgatar o turismo no Litoral Norte; garantir qualificação profissional e criar um programa de turismo acessível no estado.
“Se a senhora fizer em Pernambuco metade do que fez pelo turismo de Caruaru, já estaremos muito bem. Caruaru mereceu a prefeita que teve”, disse o presidente da Fecomércio, Bernardo Peixoto, ao testemunhar a transformação que Raquel realizou na Capital do Agreste, de onde foi prefeita por dois mandatos.