Ao visitar moradores da comunidade Lagoa Queimada, zona rural de Surubim, a candidata a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), destacou a falta de assistência familiar no interior do estado e reforçou seu compromisso para levar o direito de nascer aos pernambucanos e pernambucanas.
Raquel conheceu a história de Jane Cleide, mãe grávida do quarto filho, e paraplégica. “Ela não faz ideia de onde o filho vai nascer, se na maternidade de Limoeiro ou se ela vai ter que ir para o Recife, a 50km ou 100 km de distância daqui. Essa é a realidade de centenas de mulheres. Conversei com muitas delas. Desde o Sertão pernambucano até o nosso Litoral, o direito de nascer não tem sido respeitado”, destacou a candidata.
“Em Caruaru construímos uma grande nova maternidade, com capacidade de fazer 450 partos por mês, a Maternidade Santa Dulce dos Pobres. O nosso compromisso em Pernambuco é construir cinco grandes novas maternidades, garantindo a mulher o direito de ser atendida, acolhida, respeitada, com direito ao parto humanizado perto da sua casa. Vamos acabar com essa história de entrar num táxi, na ambulância e não saber aonde o seu bebê vai nascer”, finalizou Raquel.