Filho ilustre da Capital do Forró, o ex-deputado e ex-prefeito de Caruaru João Lyra Filho (in memoriam) terá seu nome registrado na rodovia PE-132, que liga a entrada da PE-123 (Vila do Entroncamento) ao início da PE-126 (Quipapá). A homenagem é uma iniciativa do presidente da Alepe, Eriberto Medeiros (PSB), autor da lei 17.633/2022 que batiza o trecho entre as rodovias com o nome do político pernambucano.
Comerciante, o homenageado iniciou sua trajetória política em 1959, ocasião em assumiu a prefeitura de Caruaru, pela antiga UDN, permanecendo no cargo até 1963. Em 1966, João Lyra se elegeu deputado federal pelo MDB, partido de oposição ao regime militar de 1964. O ex-deputado era natural de Lagoa dos Gatos, mas foi em Caruaru que ascendeu na vida pública. Casado com Guiomar Fonseca Farias Lira, teve quatro filhos, dentre eles o ex-ministro Fernando Lyra e o ex-governador João Lyra Neto.
Em 1972, elegeu-se novamente prefeito de Caruaru. Com o fim do bipartidarismo imposto pelo governo militar, em 1979, filiou-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), legenda que deu continuidade à linha oposicionista do MDB. Elegeu-se deputado estadual em 1982 e reeleito em 1986.
Três anos depois trocou o PMDB pelo PDT, acompanhando o filho Fernando Lyra, que se candidatou a vice-presidente na chapa encabeçada por Leonel Brizola. Deixou a Alepe em janeiro de 1991 para se dedicar às atividades privadas como empresário do ramo de transportes coletivos. João Lyra faleceu no dia 16 de novembro de 1999, aos 86 anos, deixando como legado suas lições de vida, cidadania e política.