Ampliar a economia do conhecimento e a inclusão no mundo digital estão entre as principais diretrizes de governo para a educação defendidas pelo candidato a governador pela Frente Popular, Danilo Cabral, que tem larga experiência tanto como ex-secretário de Educação do estado (2007-2010) quanto como integrante da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e secretário de Planejamento e Gestão de Pernambuco (2015-2016).
O conceito de economia do conhecimento envolve a promoção de programas intensivos e de larga escala para a formação e o aperfeiçoamento de talentos, universalização de ferramentas para aprendizagem de robótica, “gamificação” e de formação bilíngue. Da mesma forma, Danilo prevê a ampliação de investimentos em infraestrutura de conexão de alta velocidade no estado e a estruturação de mecanismos de incentivo à pesquisa, entre outras medidas.
Um conjunto de ações articulará os ensinos médio e superior com a formação tecnológica contínua e farão uma conexão com o desenvolvimento de competência de jovens para prepará-los para o mercado de trabalho, emprego e renda. A educação tem sido tema permanente nos atos políticos do socialista.
Essa semana Danilo comemorou o reconhecimento da educação para quem faz ou fez parte do processo de construção da área em Pernambuco, como é o caso dele, e o orgulho que alunos da rede pública têm de fazerem parte da Rede Estadual de Ensino. O assunto esteve em alta nos últimos dias e ocupou espaço nas redes sociais após o cantor e fenômeno da música jovem pernambucana João Gomes fazer um show no Recife e exaltar a camisa usada e valorizada pelos alunos da rede pública estadual.
As apostas na educação previstas por Danilo compõem um dos tópicos do plano de gestão da Frente Popular, formulado pela equipe técnica que formatou o documento-base do programa de governo participativo desenvolvido desde o primeiro semestre em plenárias por todo o estado. Acreditam eles que os investimentos para garantir a oferta de escolas em tempo integral para o ensino médio em todos os municípios e de escolas técnicas em todas as regiões, assim como a interiorização do ensino superior, criam condições para avançar nessas outras frentes.
Danilo também está determinado a fortalecer o sistema educacional da educação infantil e ensino fundamental. Estes dois eixos são tidos como estratégicos para o desenvolvimento das futuras gerações. Neste caso, o programa de governo faz um destaque: o olhar para o futuro exigirá um papel proativo de apoio aos municípios, tendo em vista as competências constitucionais nessas etapas para a formação cidadã, integral e emancipadora. É um compromisso para coordenar, apoiar no planejamento e gestão escolar, valorizar e qualificar profissionais da educação, melhorar a rede escolar e ofertas de creches.