Carlos Andrade Lima apresenta projetos para gerar mais empregos

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
24 de agosto de 2022 às 18h05min
Foto: Alexandre Gondim

O candidato ao Senado pelo União Brasil, Carlos Andrade Lima, alertou para o alto índice de pessoas que são beneficiárias dos programas assistenciais no estado de Pernambuco. Segundo levantamento do Ministério da Cidadania, entre julho e agosto de 2022, 180,8 mil famílias de Pernambuco foram contempladas pelo Auxílio Brasil. Agora, são mais de 1,6 milhão de famílias que recebem o mínimo de R$ 600 pelo programa permanente de transferência de renda. 

Pernambuco tem mais pessoas recebendo auxílios do que com emprego formal. Está tudo errado. Até porque o sucesso de uma bolsa dessa, de um programa social como esse, não se mede pela quantidade de pessoas que entram, mas pela quantidade de pessoas que saem”, afirmou Carlos Andrade Lima, em entrevista concedida ao programa Debate da Super Manhã, da Rádio Jornal. 

Para Carlos Andrade Lima, as pessoas querem viver do próprio emprego. Para isso, ele propõe que ainda durante o ensino médio os estudantes também recebam uma formação para o curso técnico. “O primeiro deles: a gente quer trazer para o ensino técnico para dentro do ensino médio. Por que hoje o que é que você faz? Você cursa o primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio e vai embora para rua e, se não tiver uma faculdade, vai ter que fazer uma escola técnica. A gente joga o ensino médio para dentro do ensino técnico e sai do terceiro ano científico, além de formado numa escola, com uma profissão”, disse Carlos Andrade Lima, que o projeto será ainda mais viável com Miguel Coelho governador do estado. 

Outro pilar para criar mais condições favoráveis a empregabilidade da população é aproveitar a vocação econômica de cada região. “Vamos também fazer parcerias com o sistema “S” de capacitação de pessoas respeitando a vocação de cada um do estado. A gente sabe que Pernambuco é muito grande. Tem a questão de frutas no sertão, tem o polo de confecção no Agreste, tem a Região Metropolitana. Aqui no Recife, por exemplo, um orgulho para Recife, Pernambuco e para o Brasil. Vamos fazer um processo de capacitação para área de tecnologia, curso de software, hardware”, argumentou Carlos Andrade Lima.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO