O deputado federal Tadeu Alencar (PSB) inaugurou neste final de semana o seu comitê de campanha, uma casa localizada na Praça de Casa Forte e que recebeu o título de Casa 4020. Com um forte movimento de apoiadores do Recife e de representantes de diversos municípios de Pernambuco, Tadeu Alencar recebeu a chapa majoritária e mostrou força para sua reeleição.
“A inauguração do comitê sempre é uma marca importante para uma campanha eleitoral e nós fizemos atos grandes de união de forças em 2014 e em 2018 e novamente agora. Um ato importante em uma campanha que é curta, mas que temos trabalhado bastante em busca dessa recondução à Câmara dos Deputados”.
Tadeu recebeu o candidato a governador Danilo Cabral, a candidata ao Senado, Teresa Leitão, o prefeito do Recife, João Campos, além do candidato a suplente do Senado Silvio Costa e de diversos prefeitos e lideranças de municípios pernambucanos.
Emocionado, Tadeu Alencar festejou a presença de tantos aliados, militantes e personalidades do mundo político e da sociedade civil e acabou centrando boa parte da sua fala na questão cultural, da qual sempre foi um ferrenho defensor. Explicou o porquê de seu comitê, a Casa 4020, estar instalado na histórica Praça de Casa Forte. E lembrou das figuras emblemáticas de Miguel Arraes e Ariano Suassuna, que ganharam homenagem com painéis na varanda da casa.
“A Praça de Casa Forte tem uma importância enorme, seja urbanística (foi o primeiro projeto de uma praça de Burle Marx no Recife), seja histórica e simbólica de um Recife guerreiro e irredento. Moro aqui no bairro desde os anos 1980. E lembro de todas as comemorações democráticas de que aqui participei. Lembro da presença de Miguel Arraes, lembro de Ariano cantando ‘madeira que cupim não rói’ à frente de grandes cruzadas democráticas que tivemos aqui no Recife“, recordou o deputado socialista.
Tadeu Alencar assegurou que, reeleito, o seu terceiro mandato continuará como trincheira da luta cultural e do embate político. Lembrou do trabalho que exerceu em defesa do cinema pernambucano, isto desde o governo de Eduardo Campos quando, através de políticas públicas, o setor passou por uma transformação, tornando-se o polo cinematográfico que é hoje. E da sua atuação na Câmara, como presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Cinema e do Audiovisual Brasileiros, um dos indealizadores da Lei Aldir Blanc 1 e relator da LAB 2.
Por fim, Tadeu Alencar enfatizou a urgência de se eleger toda a chapa da Frente Popular, a começar pelo presidente Lula, que tem como vice o ex-governador Geraldo Alckmin, “um dos melhores quadros do PSB que o emprestou em nome desse grande pacto que o Brasil precisa“. Destacou o trabalho de Danilo Cabral, no Congresso e como secretário de Educação de Pernambuco, a coerência e compromisso de Teresa Leitão e lembrou do que significa eleger uma bancada comprometida com Lula e contra as ameaças de retrocessos.