Para Veras, desapropriação do Engenho Roncadorzinho é um avanço da reforma agrária 

Notícias
Por Américo Rodrigo
20 de agosto de 2022 às 12h30min
Foto: Elaine Menke

O deputado federal Carlos Veras (PT) comentou a notícia da desapropriação do Engenho do Roncadorzinho, publicada nesta sexta-feira (19), no Diário Oficial de Pernambuco. A área, localizada no município de Barreiros, será destina à reforma agrária, preservando o direito à moradia e produção às agricultoras e aos agricultores que vivem sob tensão de conflitos agrários na região, onde, em fevereiro deste ano, Jonatas Oliveira, de apenas 9 anos, foi assassinado, causando tristeza e comoção nacional. 

Enquanto presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, Carlos Veras atuou na mediação de conflitos agrários em toda a região da Mata Sul e realizou diligência oficial no Engenho do Roncadorzinho para acompanhar as investigações do assassinato da criança. 

A desapropriação é resultado de intensa mobilização dos movimentos sociais do campo e de parlamentares que se importam com as famílias que vivem na região. É uma conquista na luta pela reforma agrária e pela preservação dos direitos dos homens e das mulheres do campo. É um avanço da reforma agrária no nosso estado”, ressalta o parlamentar. 

Veras também é autor do projeto de lei (PL 4522/2021), que prevê que grandes devedores de tributos ou impostos a estados ou à União e proprietários de grandes áreas poderão ter seus imóveis rurais penhorados a partir de decisões judiciais, e posteriormente ser destinados à reforma agrária. 

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO