Cenário Político: desempenho de Gilson tem surpreendido

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
15 de julho de 2022 às 00h00min
Foto: Marcos Corrêa

Coluna da sexta

Pré-candidato ao Senado Federal pelo PL, Gilson Machado vem cumprindo bem as etapas de pré-campanha, arregimentando apoios de importantes prefeitos e ex-gestores espalhados por todo o estado. Com uma atuação diferente dos políticos tradicionais, Gilson pode protagonizar uma disputa acirrada para a Casa Alta.

Quando esteve à frente do Ministério do Turismo, ele recebeu prefeitos no gabinete sem fazer qualquer distinção em relação a coloração partidária, procurando destinar recursos para alavancar o setor nos municípios, no período mais crítico da pandemia, além de estreitar os laços políticos no seu estado de origem.

Essa vai ser a primeira vez que Machado Neto será testado nas urnas e com a polarização nacional, ele poderá ser beneficiado na corrida eleitoral pelo fato de ser o único nome apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para o Senado. Se chegar lá, o ex-ministro poderá contribuir com os municípios pernambucanos pelo bom trânsito construído em Brasília.

Calendário
A pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), deve realizar a convenção do seu partido no dia 30 de julho. Uma fonte revelou à coluna que o ato para oficializar a candidatura acontecerá no Clube Português. A expectativa é que Armando Monteiro e Priscila Krause completem a chapa.

Agenda no Agreste
O governador Paulo Câmara (PSB) cumprirá uma série de compromissos em Garanhuns nesta sexta-feira (15). Além de participar do voo inaugural da Azul no trecho que liga o Recife à Cidade das Flores, o gestor prestigia a abertura da 30ª edição do FIG e o lançamento do livro em homenagem ao evento.

Proposta
Pré-candidato a deputado federal, o empresário Tonynho Rodrigues (MDB) defendeu a construção de um novo hospital regional no Agreste para diminuir a carga de atendimento no HMV e HRA. O emedebista sugeriu que o equipamento seja construído em Toritama.

Sem perder tempo
Logo após a aprovação da redução do ICMS no plenário da Alepe, o deputado Eriberto Medeiros (PSB) assinou e encaminhou para o Palácio do Campo das Princesas o projeto que irá baixar o preço da gasolina no Estado. A medida causará uma perda de R$ 4 bilhões por ano aos cofres de Pernambuco.

Queda
Em votação nesta quinta-feira (14), o Congresso Nacional derrubou o veto 9/2022 , do presidente Jair Bolsonaro (PL) , que foi aplicado a dois dispositivos do marco regulatório da minigeração de energia elétrica (Lei 14.300, de 2022). A matéria será encaminhada à promulgação.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO