Cenário Político: o salto do Solidariedade em Pernambuco

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
13 de julho de 2022 às 00h00min
Foto: PH Reinaux

Coluna da quarta

Após a chegada da pré-candidata ao Governo do Estado, Marília Arraes, no Solidariedade, o partido tomou uma nova dimensão em Pernambuco e tem tudo para eleger expressivas bancadas, tanto na Alepe, quanto na Câmara Federal. Marília tinha uma reeleição certa, mas deixou a zona de conforto para enfrentar a poderosa estrutura do PSB.

Em 2018, o partido elegeu os deputados Alberto Feitosa (estadual) e Augusto Coutinho (federal), que recentemente deixaram a sigla. Em contrapartida, o Solidariedade recebeu as filiações de Fabíola Cabral, Fabrizio Ferraz, Gustavo Gouveia e Wanderson Florêncio, além da própria Marília.

Bem avaliada nas pesquisas e com chances reais de vencer as eleições, Marília deve contribuir para impulsionar as chapas proporcionais, ampliando a representação da legenda no legislativo. A conta que vem sendo feita nos bastidores é que o partido consiga eleger cinco estaduais e dois federais, dando um salto para ser protagonista.

Atuação
O deputado Wanderson Florêncio (SD) segue ampliando suas bases em todo o estado, consolidando o trabalho realizado na Alepe. No Agreste, principalmente em Caruaru, a atuação do parlamentar recebe elogios e ganha adesão de grupos insatisfeitos com a gestão do PSB. Wanderson destinou emendas parlamentares contemplando projetos ligados aos artesãos e músicos, além de iniciativas voltadas para o meio ambiente e inclusão.

Estratégias
O deputado estadual Erick Lessa (PP) já trabalha as estratégias da campanha de 2022 internamente com a equipe. Fontes garantem que as projeções são positivas. Com um trabalho consolidado no legislativo de Pernambuco, Lessa tende a ampliar a votação desse ano, pelas novas bases conquistadas e por defender pautas importantes.

Roteiro
As Juntas codeputadas iniciam, nesta quinta-feira (14) um giro pelo Sertão do Pajeú, Moxotó e Central. Jô Cavalcanti, Joelma Carla e Kátia Cunha estão trabalhando para reeleger na Alepe o mandato do PSOL, e para que isso aconteça estão procurando ampliar o raio de atuação parlamentar e político.

Ampliação
O Governo do Estado vai destinar mais R$ 22 milhões para pagamento do Auxílio Pernambuco em 28 municípios da Mata Sul e do Agreste Meridional que decretaram situação de emergência após as chuvas do início de julho. A medida foi anunciada pelo governador Paulo Câmara (PSB), ainda ontem (12).

Lançamento
Presidente estadual do PSB, Sileno Guedes lança amanhã (14), sua pré-candidatura a deputado estadual. Sileno vem trabalhando forte em diversas regiões e é um dos cotados para ocupar uma cadeira na Alepe a partir de 2023.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO