Túlio assume presidência da Comissão de Migrações Internacionais e Refugiados do Congresso

Notícias
Por Américo Rodrigo
12 de julho de 2022 às 19h00min
Foto: Kauê Pinto

O deputado federal Túlio Gadêlha (Rede) assumiu a presidência da Comissão Mista Permanente sobre Migrações Internacionais e Refugiadas (CMMIR) do Congresso, na tarde desta terça-feira (12). Hoje, são mais de 1,3 milhão de imigrantes que residem no Brasil. O senador Paulo Paim assume a vice-presidência.

Em dez anos, ocorreu um aumento de 24,4% no número anual de novos imigrantes registrados no Brasil. As imigrações venezuelanas, haitianas e colombianas foram as principais responsáveis pelo aumento. Os imigrantes ocuparam também mais postos de trabalho no mercado brasileiro. Só em 2011, foram mais de 62 mil. Em 2020, o número ultrapassou os 180 mil.

Na outra ponta, o número de brasileiros morando no exterior nunca foi tão grande como agora. Cresceu 35% entre 2010-2020, passando de 3,1 milhões (exatos 3.122.813) para 4,2 milhões (4.215.800), segundo o mais recente levantamento do Itamaraty. 

A instalação desta comissão ocorre em um momento muito oportuno. A guerra na ucrânia, o assassinato do congolês Moïse no Rio de Janeiro, um caminhão encontrado com mais de 50 pessoas mortas nos Estados Unidos, são graves acontecimentos que ocorreram recentemente e reforçam a importância de uma comissão como esta. No ano passado realizamos uma série de audiências públicas ouvindo especialistas, autoridades e também imigrantes e refugiados que vivem na pele os desafios cotidianos impostos pela falta de políticas públicas estruturadas de acolhimento e integração no Brasil. Este ano vamos ampliar este trabalho”, explicou o deputado federal da Rede.

Ainda no último ano, apresentou relatório com pontos concretos de incidência e atuação do legislativo federal para garantia de direitos dos imigrantes e refugiados.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO