Coluna da quinta
Como a coluna já antecipou, o pré-candidato ao Governo de Pernambuco, Danilo Cabral (PSB), deve liderar uma chapa 100% de esquerda. A tendência é de que a atual vice-governadora, Luciana Santos (PCdoB), complete a majoritária que já tem a deputada Teresa Leitão (PT) como pré-candidata ao Senado Federal.
Ainda em abril, aliados de Luciana lançaram o nome da comunista para concorrer a uma cadeira na Casa Alta. O movimento foi enxergado como uma tentativa de valorizar o passe e pressionar para se manter na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas. Até então, Teresa ainda não tinha sido oficializada pelo PSB e PT.
A presidente nacional do PCdoB tem uma relação estreita com o ex-presidente Lula e caso sua presença na vice seja materializada, a estratégia da construção de um palanque que tenha integralmente a digital do petista se fortalecerá para uma polarização com Anderson Ferreira (PL), nome de Bolsonaro em Pernambuco.
Presença feminina
Se a chapa for mesmo composta por Danilo, Luciana e Teresa, essa será a primeira vez que a Frente Popular entrará para uma disputa com duas mulheres na majoritária, reforçando o protagonismo feminino na eleição deste ano.
Reconhecimento
Está tramitando na Alepe um projeto que reconhece o risco da atividade e a efetiva necessidade do porte de armas de fogo aos vigilantes integrantes de empresas de segurança privada. A autoria é do deputado Erick Lessa (PP), que tem entre as principais bandeiras do seu mandato a segurança.
Oito anos depois
Romero Albuquerque (UB) reagiu à publicação oficial de um contrato de R$ 4 milhões para a climatização das estações de BRT no Recife. Ele criticou o descaso do governo com o sistema, que foi uma promessa de Eduardo Campos para a Copa de 2014. Albuquerque atribui a nova obra à proximidade das eleições.
Modificação
A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do relator, deputado Felipe Carreras (PSB), para a proposta que reformula a legislação federal esportiva. Um dos destaques da nova lei é a duplicação das penalidades para os crimes de racismo no esporte.
Suplentes
Tomaram posse no Senado, nesta quarta-feira (6), Maria das Vitórias (PSD) e Roberth Bringel (UB). Eles prestaram o tradicional compromisso de obediência à Constituição e discursaram. Maria substitui Sérgio Petecão (PSD), que é pré-candidato ao Governo do Acre. Já Roberth entra no lugar de Weverton (PDT), que disputará o Governo do Maranhão.
Representação
Com a posse de Roberth Bringel, que assumiu uma cadeira no Senado após a licença de Weverton (PDT) para disputar o Governo do Maranhão, o União Brasil passou a contar com 9 senadores na Casa Alta, ocupando 10% da casa legislativa.