A reunião da Comissão Especial criada para debater a Proposta de Emenda à Constituição n° 15, apelidada de “PEC Kamikaze” foi acalorada e contou com um episódio que vem repercutindo ao longo da tarde desta quarta-feira (6).
Durante um bate-boca generalizado, o deputado federal Reginaldo Lopes, que é líder do PT na Câmara Federal, deu uma tapa com violência na mesa da também deputada Celina Leão (PP), que presidia a sessão. Imagens da reunião transmitida pela TV Câmara mostraram o momento em que Lopes tentava intimidar Celina.
Ele tinha a intenção de impedir a leitura do relatório da PEC de autoria do Governo Federal, que estabelece diferencial de competitividade para os biocombustíveis e é criticada pela oposição.
Depois do tapa, a parlamentar foi firme, alegando que não permitiria ser desrespeitada.
“Ninguém vai me desrespeitar. Quero saber se vocês já fizeram isso com o presidente [Arthur] Lira, ou com o presidente de outra comissão”, reagiu.
Celina prometeu levar o caso ao Conselho de Ética e disse que vai processar o colega.
“Isso é violência política. Será que ele teria coragem de fazer a mesma coisa se fosse um homem sentado no meu lugar? Depois pediram desculpa, mas não dá para aceitar esse tipo de comportamento”, questionou.
Assista: