Nesta sexta-feira (3), o município de Vitória de Santo Antão recebeu a visita do Grupo de Apoio ao Desastre – GADE, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério do Desenvolvimento Regional.
A equipe, composta pelos representes Daniel Martins, Breno Santana e Fernando Fernandes, esteve no gabinete do prefeito Paulo Roberto, veio ao município conhecer as práticas adotadas pela gestão municipal para prevenir as consequências das fortes chuvas que atingiram a cidade.
Diferente do que foi verificado em várias cidades do Estado, em Vitória não foram registradas tragédias, como ocorreu em 2005 e 2010 no município, apesar do alto volume de chuvas.
De acordo com o representante Fernando Fernandes, a situação foi controlada graças ao trabalho preventivo realizado pela Prefeitura. “Nós fizemos questão de vir ao município que está sendo um exemplo de como gerir, para que não tenha afetados, desabrigados, e ocorra também a diminuição de danos materiais. Assim, nós vamos levar esse exemplo para o grupo de boas práticas em Brasília”, aponta.
Em sua fala, Fernandes destacou a limpeza realizada no Rio Itapacurá e a desobstrução de canaletas. “Se todo esse trabalho preventivo não tivesse sido feito, o município poderia ter sido acometido de forma mais forte, muitas casas seriam alagadas e mortes poderiam ter ocorrido”, acrescenta.