O muro das lamentações da equipe de Rodrigo Pinheiro (PSDB) foi inaugurado na Câmara de Caruaru. Na sessão que entrou pela noite desta terça-feira (31), diversos vereadores criticaram a forma como o secretário executivo da Fazenda, Heleno Junior, vem tratando os parlamentares.
Quem puxou o bonde foi Anderson Correia (PP). Ele contou na tribuna, que uma pessoa o procurou a Secretaria, por intermédio do próprio Heleno, para resolver um problema referente à assinatura de um contrato. O horário disponibilizado pelo secretário foi às 9h, mas o atendimento só veio acontecer às 16h.
“Eu queria dizer para o executivo lá da Secretaria da Fazenda, que quando ele mandar eu enviar uma pessoa às nove, ele atenda às nove. Ele não atenda quatro horas da tarde, não, que é uma falta de respeito. Esse poder aqui, ele precisa ser respeitado, porque, do jeito que hoje a banda vai aí, esses caras fazendo o que estão fazendo… essa Casa aqui é quem aprova todas as legislações para que esse poder aí, o Executivo, possa trabalhar”, disse Anderson, em tom de alerta.
Logo em seguida, Carlinhos da Ceaca (MDB) deu o seu próprio testemunho dizendo que chegou a ligar para o secretário executivo, que apertou o vermelho pelo menos umas 30 vezes e ainda ignorou o parlamentar no WhatsApp.
“Será, vereador Anderson, que esse servidor é o mesmo que pediram para ‘mim’ ir lá na Secretaria para ele me atender? Um tal de Heleno? Porque, se for esse Heleno, eu acho que ele não ouviu o recado do prefeito. Esse cidadão, nem atender telefone, ele atende. Ele sequer atende o telefone, infelizmente. Liguei para ele hoje umas 30 vezes e ele não atendeu. Passei uma mensagem: ‘meu senhor, atenda minha ligação’. Ele visualizou e sequer me deu um retorno”, afirmou Carlinhos.
“Certamente, Anderson e Carlinhos, ele deve estar arrumando a mala para ir embora. Ele já deve estar arrumando a mala, porque o prefeito, pelo que eu saiba, ele não aceita esse tipo de atendimento aqui com essa Casa. E nem nós vamos aceitar”, disse Val Lima (UB).
O diálogo do trio animou os demais colegas, que aproveitaram a ocasião para fazer uma verdadeira malhação do judas. “Já que falaram o nome, está aqui a prova dos nove. Também não me atendeu, não”, disse a vereadora Perpétua Dantas (PSDB), mostrando o celular. Ela queria que Heleno, que é responsável pelas barraquinhas do Alto do Moura, visse a possibilidade de colocar britas no espaço que está instalado num terreno com lama.
Até Kátia das Rendeiras (Republicanos), que praticamente não critica os auxiliares do governo municipal, aproveitou o embalo para também reclamar de Heleno Junior. “Eu também estou na mesma situação de Perpétua. Já liguei, já deixei vários recados a respeito das barracas no pátio”, disse.
Heleno Junior foi nomeado para o cargo em 1º de abril, logo quando Rodrigo Pinheiro tomou posse. Há algumas semanas, outro alvo constante dos vereadores era o ex-secretário de Obras, Rodrigo Miranda, que para evitar o desgaste foi realocado para ser executivo na Secretaria de Educação.
Os parlamentares lembraram, por diversas vezes, que o prefeito tinha prometido diálogo e garantido, também, que o poder Legislativo receberia atenção por parte do secretariado. No final, eles ainda fizeram um alerta para que Heleno Junior consiga, ao menos, passar o São João aproveitando as regalias do camarote da Prefeitura.
“Seu Heleno, não faça isso não, seu Heleno. Atenda ‘nós’, senão não vai dar nem tempo do senhor curtir um pouquinho o governo do nosso prefeito Rodrigo”, disse Val, que foi interrompido por Anderson: “ele não vai nem subir no camarote”. Val Lima completou: “não vai nem no São João, curtir com ‘nós’ lá, viu, seu Heleno!”.