Coluna da terça
Apesar do forte discurso de união dos políticos pernambucanos, devido à tragédia causada pelas fortes chuvas no estado, a agenda do presidente Jair Bolsonaro (PL) serviu para aquecer a temperatura entre alguns pré-candidatos ao Governo do Estado, que trocaram farpas no dia de ontem (30). O primeiro a puxar o bloco foi Miguel Coelho (UB).
O ex-prefeito de Petrolina acusou o governador Paulo Câmara (PSB) de ter recusado um encontro com Bolsonaro. Desde o último domingo (29), o Palácio do Campo das Princesas informou que em nenhum momento foi feito algum tipo de contato para que houvesse uma ação em conjunto, sendo esse o motivo da ausência.
Com pouco tempo depois, o deputado Danilo Cabral (PSB) lamentou que o chefe do Planalto “tenha vindo ao estado fazer apenas um ato politico”. O socialista foi rebatido pelo ex-prefeito Anderson Ferreira (PL), aliado do presidente da República, que chegou a afirmar que “Danilo perdeu uma grande chance de ficar calado”.
O embate entre Danilo Cabral e Anderson Ferreira vai muito além das posições ideológicas que cada um defende. Ambos vão tentar reproduzir a polarização nacional para tentarem garantir um espaço no segundo turno e quanto antes o eleitor identificar qual o projeto que cada um está inserido, a chance da estratégia dar certo será bem maior.
Opiniões divididas
Se por um lado, a decisão do prefeito João Campos (PSB) de cancelar o São João do Recife foi bem aceita. Por outro, houve reclamação de alguns artistas e políticos que estão ligados ao setor cultural. Eles entenderam que as vítimas da chuva podem ser atendidas com um valor realocado de outra área.
Requerimento
Um dos mais críticos da decisão do cancelamento, o vereador Ivan Moraes (PSOL), protocolou ontem (30) um requerimento sugerindo o remanejamento de R$ 15 milhões do orçamento da publicidade da Prefeitura do Recife para aliviar os danos da chuva. O parlamentar aponta que seriam R$ 52 milhões para o setor.
Sem clima
Apesar dos caruaruenses viverem da expectativa para a chegada do ciclo junino, que inicia no próximo sábado, a cidade ainda não se vestiu de bandeiras e balões para receber os milhões de turistas que visitam a festa, muito distante daquilo que traz a música ‘Capital do Forró’, na voz do inconfundível Jorge de Altinho.
Boa impressão
Os representantes do PDT que foram escalados para receber o ex-presidenciável Cabo Daciolo, em Caruaru, ontem (30), saíram contentes do encontro realizado no Assentamento Normandia, do MST. O ex-deputado pretende conhecer de perto o debate sobre a reforma agrária no País.
Lançamento
O União Brasil lançará, no fim da tarde de hoje (31), o deputado Luciano Bivar como pré-candidato à Presidência da República. O evento que deverá contar com a presença de vários pernambucanos será no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.