Coluna da segunda
Em meio à tragédia causada pelas fortes chuvas em Pernambuco, os ministros do Turismo, Desenvolvimento Regional, Cidadania e Saúde visitaram o estado neste domingo (29), para acompanhar de perto a situação e anunciar ações. Ex-ministro, o pré-candidato ao Senado, Gilson Machado (PL), esteve presente na entrevista coletiva que aconteceu na Base Aérea e ainda com direito a fala.
Já no início da noite de ontem, Gilson usou uma rede social para cobrar a presença do governador Paulo Câmara (PSB) e de seus auxiliares, insinuando que se negaram a trabalhar junto com os representantes da União. De acordo com o Palácio do Campo das Princesas, não houve nenhum contato por parte do Governo Federal para discutir medidas ou saber quais as principais necessidades do estado, neste momento. Nem ontem, e muito menos para receber o presidente Jair Bolsonaro (PL), que chega hoje (30) ao estado.
Ao fazer esse movimento, Gilson Machado estimula a rivalidade entre os governos e tenta confundir a cabeça do pernambucano, que neste momento pouco pensa em eleição e tem se mobilizado para ajudar as milhares de famílias que perderam seus parentes e/ou estão desabrigados. A atitude do pré-candidato, que nem é mais do Governo, fez parecer que ele estava utilizando a estrutura do Planalto para fazer pré-campanha, já que em todas as fotos oficiais enviadas à imprensa, ele aparecia em evidência.
O próprio Anderson Ferreira, que preside o PL e é o nome de Bolsonaro para o Governo do Estado, preferiu não participar do momento. Nem mesmo os demais pré-candidatos, que fazem oposição ferrenha ao PSB, se prestaram a esse papel de tentar surfar no sofrimento alheio. A lição que fica é que noção e empatia são predicados que vêm de berço. Quando não, até uma tragédia que infelizmente deve ultrapassar o número de 100 mortos e milhares de desabrigados pode ser uma baita oportunidade de se promover um pouco mais.
Presença
Pré-candidato a deputado estadual pelo União Brasil, Raffiê Dellon vai prestigiar nesta terça-feira (31), o lançamento da pré-candidatura de Luciano Bivar (UB) à Presidência da República. Na Capital Federal, Raffiê deve encontrar com Miguel Coelho (UB) e dialogar sobre seu futuro político.
Definido
Presidente do Cidadania em Caruaru, Bruno França retirou sua pré-candidatura a deputado federal e apoiará Daniel Coelho (Cidadania). O parlamentar fará uma dobradinha em Caruaru com Carlos Braga (Cidadania), que foi secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos da ex-prefeita Raquel Lyra (PSDB).
Unidade
A executiva estadual do MDB ainda não dialogou com os pré-candidatos sobre a possibilidade da sigla marchar com Raquel Lyra (PSDB) na corrida pelo Palácio do Campo das Princesas. Na última semana a tucana encontrou, em Brasília, a pré-candidata à Presidência da República, Simone Tebet (MDB).
Medidas
Em decorrência das fortes chuvas que atingiram a Mata Norte, o prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (PSD), cancelou as festividades de São João e anunciou a destinação dos recursos para o apoio às famílias desabrigadas. Também foi montada uma força-tarefa para atender a população afetada.
Avanço
A estrutura do Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga já está bastante adiantada para o início dos festejos juninos em Caruaru no próximo sábado (4). Devido à pandemia, o evento não aconteceu em 2020 e 2021, e tem tudo para ser um dos maiores esse ano. A expectativa é que cerca de 3 milhões de turistas visitem a cidade.