Ministros anunciam ações em PE após desastres

Notícias
Publicado por Karol Matos
29 de maio de 2022 às 16h20min
Foto: Divulgação

Uma força-tarefa do Governo Federal, composta pelos ministros do Turismo, Carlos Brito; Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira; Cidadania, Ronaldo Bento; e Saúde, Marcelo Queiroga, esteve no Recife, neste domingo (29) para sobrevoar as áreas atingidas pelas chuvas na Região Metropolitana do Recife.

Os Ministérios do Desenvolvimento Regional, Cidadania e Saúde mantêm equipes no estado que realizam um mapeamento da situação e diagnóstico dos impactos para definir as necessidades de suporte do governo federal. O Ministério do Desenvolvimento Regional conta com cerca de R$ 1 bilhão para ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais eventualmente interrompidos por desastres. 

A liberação destes recursos foi feita pelo presidente Bolsonaro e, para acessá-los, é preciso que os municípios emitam decretos de emergência. Desta forma, o governo federal também reconhece a situação e pode realizar a liberação de recursos para as primeiras ações de socorro de forma imediata. O ministro do Desenvolvimento Regional, Ferreira, acredita que já nas próximas horas, estes decretos devem ser emitidos pelos municípios.

“A prioridade é o resgate das vítimas e o apoio à população afetada pelas fortes chuvas. Vencida a fase do socorro e da assistência humanitária, partiremos para a fase do restabelecimento de serviços essenciais, com a liberação de mais recursos ao longo da semana”, explicou Daniel Ferreira.

O ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, destacou as ações da Pasta, entre elas a oferta de alojamentos provisórios para todas as famílias atingidas. “Colocamos à disposição todo o Sistema Único de Assistência Social (SAUS) e os profissionais para ajudar as famílias, orientando junto à Defesa Civil, nas regiões em situação de risco. Os nossos equipamentos da assistência social, para ajudar na preparação”, ressaltou o ministro.

“Nós já estamos trabalhando para o que for preciso de acordo com as situações e dificuldades. Com essa tragédia há uma série de problemas de saúde que podem advir. Diante disso, estamos providenciando insumos do chamado kit desastres para que se somem as ações do estado e dos municípios”, finalizou Marcelo Queiroga.

Durante o resto do dia, o ministro do Turismo, Carlos Brito, visitará outras cidades atingidas pelas chuvas no litoral norte do estado. “Nos reuniremos com prefeitos para que a gente possa auxiliá-los e amanhã voltaremos aqui com o presidente Jair Bolsonaro para dar publicidade a todas as ações”, concluiu.

Nesta segunda-feira (30), o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), deve visitar o estado e anunciar novas medidas. Até o momento, as precipitações, que chegaram a 200 mm em vários municípios de Pernambuco, fizeram 56 óbitos, 56 desaparecidos, 25 feridos, 3.957 desabrigados e 533 desalojados.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO