Cenário Político: Miguel tem um nó para desatar em Caruaru

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
26 de maio de 2022 às 06h30min
Foto: Jonas Santos

Coluna da quinta

Pré-candidato ao Governo de Pernambuco, Miguel Coelho (UB) vai precisar colocar em prática sua habilidade política para acalmar os ânimos entre seus aliados em Caruaru. O ex-prefeito de Petrolina tem a missão de unir Dilson Oliveira, Douglas Cintra, e Raffiê Dellon, que apesar de defenderem o mesmo projeto estadual, se comportam como adversários na cidade.

Em tese, esse é um bom problema para resolver, já que se trata de apoios eleitorais, algo que ninguém quer dispensar. O pré-candidato a deputado estadual, Raffiê Dellon (UB), era o único defensor do projeto no município, até o empresário Douglas Cintra (Podemos) romper com Raquel Lyra (PSDB) e ser anunciado como coordenador da pré-candidatura de Miguel no Agreste.

A situação ficou ainda mais delicada para Raffiê, quando o apresentador Dilson Oliveira comunicou sua pré-candidatura a deputado estadual pelo União Brasil, formando uma dobradinha com Douglas. Com a rixa já decretada entre os dois grupos, cada um deles tem usado as ferramentas necessárias para buscar o protagonismo. Caruaru é uma cidade estratégica para Miguel e um entendimento será fundamental para fortalecer sua caminhada em direção ao segundo turno.

Intervenção
O pré-candidato a governador Miguel Coelho (UB) voltou a lamentar as condições precárias às quais estão expostos os pacientes e profissionais do Hospital Restauração, no Recife, defendendo uma reforma geral urgente no maior equipamento de emergência do Nordeste.

Reclamação
Durante entrevista concedida a uma rádio ontem (25), a ex-prefeita Raquel Lyra (PSDB) falou sobre o avião que não conseguiu pousar em Caruaru na última terça (24), por falta de estrutura no Aeroporto Oscar Laranjeira. A tucana destacou que isso é ruim, pois o equipamento poderia estar contribuindo para atrair novas empresas para a região.

Registro
Apesar do deputado federal Fernando Rodolfo (PL) ter desistido de disputar a 1ª vice-presidência da Câmara Federal para apoiar Lincoln Portela (PL), 11 votos ainda foram computados para o parlamentar pernambucano. Já seu companheiro de partido recebeu 232 votos dos 406 registrados.

Rindo à toa
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) aprovou as contas de 2020 do ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, atualmente filiado ao União Brasil, faltando apenas serem apreciadas as contas de 2015 e 2017. Edson tentará conquistar, este ano, um mandato na Câmara Federal.

Pontapé inicial
Acontece hoje (26), em Arcoverde, o lançamento da pré-candidatura a deputado federal de Eduíno Filho (PSDB). O ato contará com as presenças de Raquel Lyra (PSDB), Armando Monteiro (PSDB) e Priscila Krause (Cidadania). Em 2020, o engenheiro disputou o governo municipal numa chapa com Zeca Cavalcanti (UB) e receberam 17.006 votos.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO