Coluna da quinta
É fato que as eleições ainda não estão na pauta da sociedade, já que o clima ainda é o de retomada econômica, devido à pandemia que deixou muita gente na miséria. Mas, alguns nomes de Pernambuco se anteciparam na estratégia e a nacionalização da eleição tem feito parte das discussões entre os pré-candidatos.
Na prática, Anderson Ferreira (PL) é um dos mais beneficiados da nacionalização, considerando que é o pré-candidato exclusivo do presidente Jair Bolsonaro (PL) em Pernambuco, mas ao contrário de Danilo Cabral (PSB) e Marília Arraes (SD), que utilizam de maneira excessiva a imagem de Lula, o ex-prefeito do Jaboatão preferiu não queimar a largada.
Ter o nome vinculado a Bolsonaro ou Lula é considerado um grande ativo nestas eleições, mas também corre o risco de ter um prazo de validade e causar uma fadiga, caso o plano não seja bem elaborado. Ontem (18), Anderson esteve com o chefe do Planalto em Brasília e foi acertada uma agenda em Pernambuco, sendo uma boa oportunidade para que o ex-gestor turbine seu projeto ao Palácio do Campo das Princesas.
Competição
Recentemente o governador Paulo Câmara (PSB) anunciou R$ 68 milhões para obras no aeroporto de Fernando de Noronha. Já ontem (18), Anderson Ferreira (PL) e Gilson Machado (PL) garantiram junto ao ministro Marcelo Sampaio o investimento de R$ 55 milhões para o equipamento. A titularidade do arquipélago tem sido alvo de disputas e deve ser decidida no STF.
Encontro
A posse do professor Arnaldo Dantas na presidência do PV Caruaru foi bem prestigiada por diversos setores da sociedade e principalmente da classe política. Estiveram por lá, a deputada e pré-candidata ao Senado, Teresa Leitão; o deputado Clodoaldo Magalhães (PV) e o vice-prefeito de Paulista, Dido Vieira (Republicanos), além da sua irmã, a vereadora Perpétua Dantas (PSDB).
Definição
Apesar de não ter acontecido nenhum anúncio oficial, as principais lideranças do PSDB, MDB e Cidadania sacramentaram o nome da senadora Simone Tebet como pré-candidata ao Palácio do Planalto. O movimento deixa o ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), de fora, mesmo vencendo as prévias.
Vibração
Ao ser informada que a senadora Simone Tebet (MDB) será o nome que representará a terceira via nas eleições, a pré-candidata ao Governo de Pernambuco e presidente estadual do PSDB, Raquel Lyra, vibrou. A tucana recebeu a notícia durante homenagem que estava recebendo na Câmara Municipal de Caruaru, que celebrou ontem (18) os 165 anos do município.
Harmonia
Buscando preservar a boa convivência com os vereadores de Caruaru, o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) fez questão de saudar pelo nome cada um dos parlamentares que estive presentes ontem (18) na sessão solene em homenagem aos 165 anos da cidade. O gesto mostra que há uma preocupação de manter o que vem sendo construído.