Cenário Político: Raffiê tenta demarcar território

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
17 de maio de 2022 às 00h00min
Foto: Jonas Santos

Coluna da terça

Pré-candidato a deputado estadual pelo União Brasil, Raffiê Dellon recebe hoje (17), em Caruaru, o pré-candidato a governador Miguel Coelho (UB). Essa é a segunda vez que Raffiê convida o ex-prefeito de Petrolina para compromissos na cidade, após ele deixar o comando do governo municipal. A agenda terá um elemento especial, já que internamente existe um incômodo que, mesmo silencioso, vem chamando atenção aos passos dados dentro do União.

Tudo começou com a adesão do ex-senador Douglas Cintra como mais um nome a concorrer à Câmara Federal no palanque de Miguel. Na época, a comunicação do postulante ao Palácio do Campo das Princesas anunciou que o empresário assumiria a coordenação no Agreste, provocando a ira dos aliados de Dellon, que desde muito antes, vinha fazendo as articulações pelo menos na Capital do Agreste.

Já com o cheiro de intriga no ar, Douglas avançou com seu plano levando para negociações diretas com Miguel o então apresentador Dilson Oliveira, que logo à frente viria a ser anunciado como pré-candidato a deputado estadual. Extremamente popular e disputando diretamente o mesmo público do jovem político, Dilson foi rejeitado pelo presidente municipal do UB, Manoel Santos, que é aliado de primeira hora de Raffiê.

O sentimento dentro da legenda em Caruaru é o de que os mais recentes aliados chegaram agora “e já querem sentar na janela”. Existe uma preocupação relacionada ao surgimento de novas lideranças que possam tirar o protagonismo do grupo que hoje está à frente do diretório, tomando para si a condução a nível municipal e reduzindo os atuais caciques na cidade a meros filiados.

O movimento organizado por Raffiê Dellon nesta terça servirá, principalmente, para tentar demarcar território, já que ele tem apostado todas as suas fichas nesta eleição. Se irá surtir efeito ou não, o tempo irá dizer, mas uma coisa é certa: o pleito de outubro será decisivo para Raffiê, pois o resultado será um divisor de águas na sua carreira política.

Ironia
Não está descartada uma possível aliança entre Miguel Coelho (UB) e Raquel Lyra (PSDB) para estas eleições. Caso aconteça, será um soco no estômago de Raffiê Dellon (UB), que desde 2016 se tornou adversário figadal da tucana.

Dose dupla
Duas filhas do deputado André de Paula (PSD) deixaram ontem (16) os cargos que ocupavam nas Prefeituras do Jaboatão dos Guararapes e do Recife, após o novo caminho politico que o 2º vice-presidente da Câmara Federal resolveu trilhar no estado. A ex-secretária de Turismo e Lazer da PCR, Cacau de Paula, deu lugar a Pâmela Alves.

Sintonia
A coletiva que selou a aliança entre Marília Arraes (SD) e André de Paula (PSD) foi marcada por um alinhamento político entre a dupla. A ex-petista ressaltou que o pré-candidato ao Senado é o mais preparado para o cargo que irá disputar em outubro. Já o deputado, garantiu que quer ser o senador de todos os pernambucanos.

Prioridade
Durante coletiva de imprensa conduzida ontem (16), por Bruno Araújo e Raquel Lyra, o presidente nacional do PSDB assegurou que a ex-prefeita de Caruaru é prioridade para a sigla tucana, tanto na questão de financiamento, quanto política. A declaração foi dada momentos antes de um encontro com pré-candidatos e lideranças políticas de todo o estado.

Retorno
Conhecido por receber políticos a nível estadual e nacional, o Forró da Macambira que por muitos anos foi comandado pelo ex-governador João Lyra Neto, deve voltar a acontecer em Caruaru. Além de ser ano eleitoral, nada melhor do que o calor junino para manter os aliados aquecidos.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO