O Governo do Estado abriu um processo licitatório para contratar a empresa responsável pelo sistema de balizamento noturno no Aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru. O valor máximo para o contrato será de R$ 2.585.979,90, de acordo com documento publicado no Diário Oficial deste sábado (14).
A cidade começou a receber voos comerciais em novembro de 2020. Atualmente, a Azul é a única empresa a oferecer o serviço com apenas dois voos diários a Recife. No ano passado, o aeroporto ganhou uma estação meteorológica. O equipamento auxilia em pousos e decolagens, enviando informações em tempo real sobre temperatura, velocidade e direção dos ventos, altura das nuvens e precipitação pluviométrica.
Com o balizamento noturno, Caruaru poderá receber voos à noite, ampliando a capacidade diária de operação. O sistema será alimentado por energia solar e, além do balizamento com iluminação, a empresa contratada deverá instalar outros equipamentos de auxílio à navegação, que não foram especificados pelo Estado. A expectativa é de que os serviços possibilitem, também, voos com destino a outros estados.