Cenário Político: críticas de Raquel incomodam socialistas

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
12 de maio de 2022 às 00h00min
Foto: Tiago Calazans

Coluna da quinta

Na tentativa de polarizar com o seu antigo partido, a pré-candidata ao Governo do Estado pelo PSDB, Raquel Lyra, tem com frequência disparado críticas aos governos do PSB. Os posicionamentos da tucana já estão gerando reação nos aliados do Palácio do Campo das Princesas que não estão deixando a ex-prefeita de Caruaru sem resposta.

Ainda na semana passada, Raquel bateu duro no Plano Retomada, principal programa do Governo de Pernambuco para o pós-pandemia, que visa gerar empregos e investimentos em infraestrutura e abastecimento. A presidente estadual do PSDB classificou o programa como “obra de ficção”. Não demorou muito para que o deputado Tony Gel (PSB), que andava em silêncio, rebatasse.

Tony não só defendeu o plano comandado pelo governador Paulo Câmara (PSB), como aproveitou para alfinetar a ex-gestora: “Raquel passou essa semana dando todo tipo de aula. Esse super PhD em transporte, saúde pública, gestão, educação e relacionamento político deve ter sido concluído em tempo recorde”, disse o deputado em uma nota enviada à imprensa.

Durante essa semana, Raquel voltou a criticar o Estado por falta de diálogo com a União, em relação aos problemas encontrados no metrô, além de questionar o anúncio de R$ 222,5 milhões para os municípios, feito por Paulo na Amupe. Dessa vez Tony Gel ganhou a companhia da secretária executiva de Direitos Humanos, Laura Gomes (PSB), que não poupou nem o ex-governador João Lyra Neto (PSDB), pai da pré-candidata.

Fato é que os opositores de Raquel em Caruaru a deixaram voar no céu de brigadeiro vivido por ela durante os anos em que esteve à frente do Palácio Jaime Nejaim, não se dando conta do potencial político e principalmente dos riscos que ela poderia representar. Se hoje Raquel Lyra está onde está, os próprios parlamentares, por omissão de um posicionamento mais firme, contribuíram diretamente para isso. Agora, tentam correr atrás do tempo perdido.

Dúvida
Desde que decidiu abrir mão da pré-candidatura para a Câmara Federal, Laura Gomes (PSB) ainda não anunciou quem irá apoiar para estadual e federal em Caruaru. Pela relação estreita com a família Campos, é possível que a socialista peça votos para o engenheiro Pedro Campos.

Retorno
Sob a coordenação do vice-prefeito Helinho Aragão (PSB), a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe lança hoje (12) o São João da Moda 2022. Após dois anos sem ser realizados, os shows acontecerão entre os dias 17 e 28 de junho. A expectativa é que artistas como Gusttavo Lima e Xand Avião sejam anunciados.

Recuperação
A programação festiva pelos 171 anos de Serra Talhada proporcionou um aquecimento médio de até 50% nas vendas do comércio local na primeira semana de maio. O levantamento foi realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que registrou movimentação positiva em todos os segmentos ligados a entidade.

Reivindicação
Cerca de 500 metroviários decretaram Estado de Greve durante Assembleia realizada ontem (11), na Estação Recife. Entre as reivindicações, está a não estadualização do metrô. Um novo encontro está marcado para acontecer toxina quinta-feira (19), para definir os próximos passos que serão dados.

Direito
Na condição de segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados, André de Paula (PSD), assinou, nesta quarta-feira (11), promulgação da emenda constitucional que proporciona, de imediato, a garantia do piso salarial dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO