Cenário Político: terceira via segue apresentando fragilidade

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
7 de maio de 2022 às 00h00min
Foto: Adriano Machado

Coluna do sábado

Entra semana, sai semana, e a polarização entre o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) continua pautando a eleição nacional. A única coisa que mudou nas últimas semanas, foi a distância entre os dois pré-candidatos que cada vez é menor.

PSDB, MDB, Cidadania e União Brasil até tentaram formar um bloco para apresentar um nome no dia 18 de maio, mas antes disso, o deputado Luciano Bivar (UB), se retirou das discussões e lançou-se ao Planalto, dificultando ainda mais um entendimento.

Atualmente o pré-candidato da terceira via melhor posicionado nos números é Ciro Gomes (PDT), que desde que colocou o nome à disposição do partido, nunca atingiu dois dígitos nas intenções de voto e segue afundando em polêmicas que ele mesmo não sabe administrar.

Já João Doria (PSDB), que a todo custo tenta se fortalecer como “o pai da vacina”, não consegue sair dos 3%, sendo mais um que deve se frustrar com o resultado das eleições. Ao passo que anda, mesmo com todas as tentativas e tantos nomes colocados, a terceira via continuará sem sair do lugar daqui até as eleições de outubro.

Ganhando aderência
Ex-presidente da Câmara Municipal de Caruaru e também do Central, Lícius Cavalcanti decidiu votar em Maria Arraes (SD) para deputada federal. A advogada esteve ontem na Capital do Agreste e garantiu o apoio para as eleições de outubro. Maria será testada nas urnas pela primeira vez.

Ausência
Três políticos de peso farão falta no lançamento da pré-candidatura de Lula (PT) ao Palácio do Planalto. Além do futuro vice do petista na chapa, Geraldo Alckmin (PSB), os adversários em Pernambuco, Danilo Cabral (PSB) e Marília Arraes (SD), também não estarão presentes por motivos de saúde.

Aquisição
Pré-candidato ao Governo de Pernambuco, Miguel Coelho (UB) veio buscar sua coordenadora do plano de governo no Agreste. Além de ser prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino (UB) é líder no RenovaBR, Fundação Lemann e RAPS, contribuindo para enriquecer o material que será elaborado.

Sem freio
Após contabilizar algumas baixas no mês de abril, a ex-prefeita Raquel Lyra (PSDB) vem conquistando, nas últimas semanas, diversos apoios nas demais regiões do estado. Aliados da tucana estão convictos de que será a próxima governadora de Pernambuco a partir de 2023.

Reforço
Fruto de emenda parlamentar do deputado Erick Lessa (PP), o Núcleo de Inteligência da Polícia Civil recebeu ontem (6), das mãos do parlamentar, 17 computadores e equipamentos para o Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (Lab-LD) em Caruaru. Ao todo foram R$ 188 mil de investimento.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO