O prefeito do Recife, João Campos (PSB), foi aclamado por unanimidade, nesta segunda-feira (2), como o novo presidente do Consórcio Conectar. O gestor foi eleito por durante assembleia geral do grupo, que reúne 2.142 municípios e tem outros 547 em fase de formalização, com representatividade em 65% do território nacional. O Consórcio, inicialmente criado como um Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras para aquisição de imunizantes, medicamentos, insumos e equipamentos de saúde contra Covid-19, está mudando de perfil. A transformação digital será uma grande missão do consórcio nessa nova etapa. Com a presidência de João Campos, o Conectar vai dar transparência às suas ações por meio de um portal. Além disso, haverá a estruturação do compliance (conjunto de medidas para se fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes do consórcio).
“A partir de hoje a gente recebe a honrosa missão de presidir o Conectar. O Conectar é o maior consórcio de municípios do Brasil e um dos maiores do mundo, são mais de 2100 municípios consorciados. Nós vamos, inicialmente, começar com três ações fortes. As duas primeiras são para estruturar um grande plano de transparência para o funcionamento do consórcio, assim como um rígido complience desenvolvido pelos melhores especialistas brasileiros. Nós vamos, como principal ação inicial, dar um foco muito grande na transformação digital. A gente sabe que os municípios precisam ser cada vez mais acessíveis, trazer serviços de maior qualidade, maior proximidade e acessibilidade para as pessoas”, destacou João Campos.
“Então, no Recife, a gente tem traduzido e implementado essa marca e a gente faz questão de buscar esse reforço para, junto com os municípios brasileiros que fazem parte do Conectar, a gente implementar uma agenda de transformação digital municipalista. Com isso, a gente tem certeza de que quem mora nas cidades brasileiras vai ter um serviço de maior qualidade e maior velocidade. E aqui eu agradeço a todos os prefeitos e prefeitas que confiaram em mim para fazer essa nova missão. Com muito ânimo e disposição, a gente vai trabalhar para entregar resultado de qualidade”, disse ele ainda.
A partir de agora, o Conectar ganha um caráter voltado para a transformação municipal e inovação digital, com o objetivo de solucionar antigos problemas por meio de novas tecnologias. Tudo isso buscando alternativas de baixo impacto financeiro para as cidades. Dentro desse contexto, o prefeito do Recife assume a presidência credenciado por uma gestão marcada pelo pioneirismo na área.
O Conectar já é consolidado como o maior consórcio público de saúde do país. O desafio do prefeito João Campos, agora, tem impacto nacional e busca expandir as experiências de sucesso da capital pernambucana para o restante do país. O gestor assume a vaga no lugar Jean Loureiro, prefeito de Florianópolis (SC), que deixa o posto para participar da disputa ao governo do estado. O novo presidente ocupará a cadeira pelos próximos dois anos.