
Coluna do sábado
Em meio às indefinições sobre quem disputará o Senado na chapa da Frente Popular, o ex-presidente Lula falou para Pernambuco através da Rádio Jornal Recife. O tema vinha sendo bastante aguardado no meio político, principalmente porque a decisão passará pelas mãos do petista. Mas, para a surpresa de muitos, o assunto foi evitado.
Lula afirmou, pela primeira vez, com todas as palavras, que o seu candidato em Pernambuco é Danilo Cabral (PSB). Não só pela aliança no estado, mas pelo compromisso firmado com o PSB e o seu pré-candidato a vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB). A garantia animou os socialistas, que não perderam tempo e massificaram a mensagem de que Lula só tem um candidato no estado, sem possibilidade de repetir 2006.
Apesar de finalmente ter falado o que todos os pessebistas queriam ouvir, o ex-presidente não deixou de sinalizar para Marília Arraes (SD) e demais partidos que não fazem parte da federação envolvendo PCdoB, PT e PV, mas ainda assim querem fazê-lo presidente. O ex-presidente fez questão de dizer que não vai impedir o uso da sua imagem, o que vinha sendo motivo de guerra entre a neta de Arraes e o exército de Danilo.
Em Pernambuco, Lula contará com três palanques. Além da Frente Popular e Solidariedade, o pré-candidato do PSOL, João Arnaldo, também já defende o projeto do petista. Como apoio não se nega, Lula escolhe Danilo, mas deixa os caminhos abertos aos demais nomes da esquerda e centro-esquerda, indicando que o que mais importa mesmo é trabalhar para que o eleitor pernambucano contribua para lhe fazer presidente do Brasil. O resto, ele resolve depois.
Palanque
Quem anda trabalhando em silêncio é o pré-candidato a deputado federal Douglas Cintra, que agora está no Podemos. Um exemplo disso é o apoio do líder da Assembleia Madureira de Deus, Eliseu Virgínio, que recentemente fez questão de reafirmar seu compromisso com o caruaruense.
Expansão
O empresário Douglas Cintra não está só trabalhando por apoios em Caruaru e região. Poucas pessoas sabem, mas o pré-candidato a deputado federal tem atuado forte nas Matas Norte e Sul, com a deputada estadual Simone Santana (PSB).
Expectativa
O vereador Anderson Correia (PP), que disputará um mandato de federal este ano, ainda não anunciou seu estadual em Caruaru, mas o segredo está próximo de ser revelado. É possível que no início da próxima semana o advogado animalista revele que irá votar em Kaio Maniçoba (PP).
Reconhecimento
Com a Câmara de Caruaru lotada, o superintendente da Caixa Econômica Federal, Marco Aurélio Júnior, recebeu na noite de ontem (29), a Medalha de Honra ao Mérito Bonavith Nogueira de Carvalho. A propositura foi do vereador Lula Tôrres (PSDB).
Curiosidade
Há um mês no comando da Prefeitura de Caruaru, a gestão de Rodrigo Pinheiro tem chamado a atenção e gerado curiosidade em quem acompanha a política fora de Caruaru. Todos querem saber como anda o desempenho do atual prefeito da principal cidade do interior.