Faleceu, na manhã desta quarta-feira (13), o ex-prefeito de Cumaru, José Américo Barbosa de Medeiros, aos 86 anos. Pai da atual prefeita do município, Mariana Medeiros, e tio-sogro do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros, dr. Zé Américo, como era conhecido, foi delegado de polícia e um líder político no Agreste pernambucano.
Hospitalizado há alguns dias por complicações cardíacas, dr. Zé Américo tinha participação na vida política do município e participou dos principais momentos do município, desde sua emancipação. Era o delegado mais antigo da Polícia Civil em vida e dividiu seu tempo com o Recife, mas a maior parte em Cumaru, na fazenda Riacho do Boi, onde já ocorreu celebrações de Frei Damião e também se realizava tradicionalmente a missa de São José, há cerca de 40 anos.
Em sua residência, teve a oportunidade de receber governadores de Estado, como Eduardo Campos, Joaquim Francisco, Miguel Arraes e Marco Maciel, de quem foi contemporâneo de faculdade de Direito e amigo, para falar sobre sua maior paixão, a política. Foi prefeito de Cumaru entre 1989 e 1992.
O corpo será velado na Fazenda Riacho do Boi e o funeral será no Cemitério, no centro de Cumaru, às 10h desta quinta-feira (14).