Cenário Político: Luciana segue sonhando com o Senado

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
13 de abril de 2022 às 08h00min
Foto: Hélia Scheppa

Coluna da quarta

No próximo dia 18 de abril, a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB), vai oficializar sua pré-candidatura ao Senado. Ela pretende disputar uma cadeira na Casa Alta, na chapa liderada por Danilo Cabral (PSB). O movimento de certa forma coloca ainda mais pressão para que a Frente Popular avance na definição sobre os demais espaços.

Em janeiro deste ano, durante reunião virtual entre dirigentes nacionais e estaduais do PCdoB, PSB e PT, o nome de Luciana Santos foi colocado por integrantes do partido comunista como opção para o Senado, mas ao passar dos dias, o assunto foi perdendo força. Na prática, a legenda centenária pouco tem a oferecer ocupando a vaga, já que dialoga com o mesmo eleitor do PSB.

O espaço foi prometido à deputada Marília Arraes, que acabou não aceitando a oferta e deixou o PT para disputar o Governo do Estado pelo Solidariedade, fazendo o debate voltar à estaca zero. O lançamento de Luciana para o Senado é mais um abacaxi para o PSB descascar junto aos aliados que trabalham internamente para preencher a vaga, até então vazia.

Veto
Dentro do grupo que apoia a pré-candidatura de Miguel Coelho (UB) em Caruaru, foi totalmente vetada a possibilidade do pré-candidato a federal Douglas Cintra (Podemos) assumir a campanha no Agreste. Além do empresário dobrar com um candidato que não está fechado com Miguel, a rejeição do grupo ao seu nome é grande.

Compromisso
Ao reassumir o seu compromisso com a pré-candidatura de Raquel Lyra (PSDB) para o Governo do Estado, o ex-senador Armando Monteiro (PSDB) também resolveu quebrar o silêncio sobre a ida de Douglas Cintra para o Podemos. Para Armando, a decisão do empresário é pessoal e deve ser respeitada.

Mudança
O que vinha sendo desenhado nos últimos dias, foi concretizado. O pré-candidato a deputado estadual, Armandinho, trocou o PSDB pelo Solidariedade e vai pedir votos para Marília Arraes (SD) em Caruaru. Assim como Douglas Cintra (Podemos), o músico também se sentiu prejudicado com a entrada de dois ex-secretários municipais no jogo.

Construindo pontes
O prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) segue dando demonstrações de que o seu governo será voltado para o diálogo. O gestor foi visto ontem (12), na Alepe dialogando com alguns deputados sobre as demandas de Caruaru. Entre eles, José Queiroz (PDT), adversário figadal da sua antecessora no Palácio Jaime Nejaim.

Obrigado
Deixo aqui registrado o agradecimento a todos que reservaram um espaço do tempo para parabenizar o Blog Cenário pelos 3 anos de atuação. Desde o primeiro dia em que foi ao ar, o veículo sempre procurou trazer o melhor dos bastidores da política para o leitor, com ética e responsabilidade.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO