Coluna da segunda
Desde que o senador Humberto Costa (PT) retirou o nome da disputa para o Governo de Pernambuco, ficou definido que o partido não abriria mão da vaga do Senado. Quatro nomes estavam no páreo: Marília Arraes, Carlos Veras, Teresa Leitão e Odacy Amorim, este último com menos chance entre todos os petistas.
Com o plano de Marília para deixar o PT já em curso, o Grupo Tático Eleitoral (GTE) da legenda se reuniu no dia 20 de março e escolheu o nome dela para concorrer ao cargo. A deputada reagiu mal à decisão e ainda acusou o partido de usar o seu nome como massa de manobra. Não deu outra, a parlamentar deixou o partido.
A cúpula do PT estadual e nacional voltou a se reunir no último sábado (26), mas não houve um entendimento, resultando no cancelamento de uma reunião com dirigentes do PSB, neste domingo (28). A discussão agora é pela vice, já que André de Paula (PSD) disputará uma cadeira da Casa Alta na chapa da Frente Popular.
O impasse está justamente na definição de um nome do PT para a vice. Teresa Leitão vem sendo incentivada a compor com Danilo Cabral (PSB), mas interlocutores da deputada revelaram que ela está decidida a não aceitar o espaço, mantendo a intenção de disputar a eleição para federal.
Já o presidente nacional da sigla, deputado Doriel Barros, informou à coluna que a reunião foi cancelada porque a presidente nacional do partido, deputada Gleisi Hoffmann, estava com dificuldades na agenda. Uma nova data não foi definida, gerando ainda mais especulações sobre quem irá compor.
Liderança
Debaixo de muita chuva, o deputado Álvaro Porto, e os prefeitos Alvinho Porto e Sandra Paes reuniram uma grande multidão em Canhotinho, para acompanhar a filiação dos três ao PSDB, como também declarar apoio a tucana para a eleição do Governo do Estado.
Oficializado
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, aproveitou um grande ato de filiação ao PL realizado em Brasília ontem (27) para oficializar seu ingresso no partido. Ele disputará o Senado numa chapa com Anderson Ferreira (PL) e tem até o próximo sábado (02) para deixar o cargo.
Primeiro voto
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quase 100 mil jovens de 15 a 18 anos solicitaram o título de eleitor na última semana, sendo a maioria do gênero feminino. Recentemente foram realizadas campanhas estimulando que os jovens dessem o seu primeiro voto nesta eleição.
Censura
A concessão de uma liminar, por parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), proibindo manifestações políticas no Lollapalooza, foi vista como censura. A ação foi movida pelo partido do presidente Jair Bolsonaro (PL). As atrações deste domingo (27) continuaram protestado contra o chefe do Planalto.
Não valeu
O pedido feito pelo Partido Liberal, legenda do presidente Jair Bolsonaro, para proibir manifestações políticas no festival Lollapalooza, acabou sendo invalidado. O PL, colocou as informações incorretas sobre a empresa responsável e, por isso, ela não pode ser notificada. A sigla disse que já apresentou uma nova petição, mas o evento acabou ontem (27).