As discussões sobre temas que beneficiam o bem-estar animal no município continuam sendo pauta na Câmara de Caruaru. Desta vez, em mais uma audiência pública proposta pelo vereador Fagner Fernandes (PDT), as formas de prevenção e combate a Esporotricose foram debatidas nessa quarta-feira (23), com a presença de protetores e defensores da causa animal, veterinários e representantes do poder público.
Para o parlamentar, as audiências públicas são uma oportunidade de levar informação e fortalecem as discussões sobre a causa animal na cidade. “Quebramos barreiras em trazer temas importantes para esta Casa. E desta vez, mais um tema é tratado e discutido em prol da causa animal. A Esporotricose ainda é uma doença que muitos desconhecem e não sabem como tratar os animais. Essa é uma oportunidade de compartilharmos o conhecimento com a sociedade e ajudar o poder público a prevenir e combater a doença no nosso município”, disse Fagner.
Por último, o vereador lamentou a falta de recursos específicos para investir em bem-estar animal no município. “Não podemos jogar a causa animal de um lado para o outro. Se o ministério da saúde ou o estado não entram como coparticipantes, a secretaria de saúde municipal tem recursos para investir nessa área. Continuamos lutando para que esta doença seja tratada como zoonoses (o controle de zoonoses conta com verba federal para atuar na prevenção de doenças), e receba a atenção necessária para combatê-la”, concluiu.