Cenário Político: Raquel tem chance de trégua com professores

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
15 de março de 2022 às 00h00min
Foto: Janaina Pepeu

Coluna da terça

Com o tensionamento a flor da pele entre os professores e o governo municipal, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) tem a chance de reverter a situação e não prolongar a greve dos profissionais de educação que foi iniciada nesta segunda-feira (14), em Caruaru. 

A decisão do Superior Tribunal de Justiça pode fazer com que a gestão recue e atenda a reivindicação da categoria, que há dias tem sido pauta na cidade. De acordo com o STJ, os profissionais que têm progressão de carreira não poderão ter o reajuste negado com base na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). 

No protesto realizado após a assembleia que deflagrou a greve, a todo momento, professores entoavam palavras de ordem contra Raquel Lyra, relembrando seu mote de campanha, ainda em 2016, que era o de “transformar Caruaru pela educação”. Alguns mais eufóricos, a chamavam de ditadora.

Pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Raquel se tornou vitrine e qualquer ação institucional ou política repercutem em todo o estado. O reenvio do projeto o quanto antes, além de garantir os direitos desses profissionais, evitaria mais desgastes com a classe.

Retomada
Após uma pequena pausa nas viagens pelo estado, o governador Paulo Câmara (PSB) cumprirá agenda em Feira Nova, Lagoa de Itaenga e Chã de Alegria, onde deve anunciar novos investimentos e conferir obras. O pré-candidato Danilo Cabral deve acompanhar os compromissos.

Avanço
No final da manhã de hoje (15), o Governo do Estado também anunciará novas flexibilizações no Plano de Convivência. A coletiva será realizada de modo presencial, sem transmissão pela internet. A expectativa são de boas notícias, já que o número de casos vem caindo diariamente.

Solicitação
O deputado estadual Tony Gel (MDB) solicitou ao Governo de Pernambuco esforço no sentido de beneficiar entidades da agricultura familiar de Caruaru com o programa ‘Peixe para Todos’. O intuito é proporcionar mais uma fonte de renda para a população, assim como garantir a segurança alimentar.

O retorno
Candidato a presidente da República em 2018, Cabo Daciolo (PROS) deve disputar o governo do Rio de Janeiro este ano. O político desistiu de concorrer ao Palácio do Planalto em dezembro de 2021 e resolveu apoiar a pré-candidatura de Ciro Gomes (PDT).

Candidatura única
Apesar de rejeitarem a ideia de uma federação, os presidentes do União Brasil, PSDB e MDB seguem dialogando sobre um projeto presidencial. A partir de abril, os caciques devem se reunir novamente para estudar critérios de escolha de um nome único ao Planalto.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO