Na presença de nomes de peso para o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) e o Partido dos Trabalhadores (PT) em Pernambuco, Rosa Amorim, militante Sem Terra e referência nos movimentos estudantis, foi anunciada como pré-candidata a deputada estadual. O evento aconteceu nesta sexta-feira (11), no Armazém do Campo do Recife. Esta será a primeira candidatura do MST, que optou por entrar no cenário eleitoral ao lado do PT em ano decisivo para a esquerda brasileira.
A pré-candidata chega como uma aposta do MST em uma nova geração de militantes. “Essa luta é do povo. É dos quilombolas, dos pretos escravizados deste país, das indígenas, essa luta é das ligas camponesas. Estamos às margens de um dos momentos mais fascistas desse país, o povo trabalhador é quem sofre com isso. Nossa luta é sobre um projeto popular radical para o Brasil, colocando mulheres, pretos e a juventude. O poder tem que ser do povo!”, explica Rosa Amorim.
O ato marcou a filiação de dezenas de militantes, incluindo Jaime Amorim, pai de Rosa e dirigente nacional do MST. “Nós viemos para encontrar efetivamente um espaço para disputar o parlamento com a burguesia. Temos que nos organizar enquanto movimentos sociais. Vamos continuar organizados nas ruas, mobilizados para garantir que Lula governe para o povo“, frisou Amorim.
Entre os presentes estavam o senador Humberto Costa (PT), o deputado federal Carlos Veras (PT), o ex-prefeito do Recife e deputado estadual João Paulo – que retorna ao PT -, a deputada estadual Teresa Leitão (PT), a vereadora do Recife Liana Cirne (PT), a vereadora Dani Portela (PSOL), o vereador de Olinda Vinícius Castello (PT), o ex-deputado federal Fernando Ferro (PT), o ex-ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência do Brasil Gilberto Carvalho e o deputado estadual e presidente do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco, Doriel Barros. Lideranças e representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), da Federação Única dos Petroleiros (FUP), do Levante Popular da Juventude, da Marcha Mundial das Mulheres, dos partidos PSOL e Rede Sustentabilidade (REDE).
Conheça Rosa Amorim
Rosa tem 25 anos, é negra, lésbica e militante do MST desde a época que era Sem Terrinha. Seus pais, Jaime Amorim e Rubneuza Leandro, dirigentes do MST em Pernambuco, são assentados da reforma agrária em Normandia, em Caruaru, Agreste pernambucano. Sempre inserida na militância, a pré-candidata vem do movimento estudantil, é militante do Levante Popular da Juventude e hoje compõe a diretoria de Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE).