Vereador de Santa Cruz do Capibaribe é acusado de racismo

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
11 de março de 2022 às 08h00min
Foto: Reprodução

Repercute negativamente uma fala do vereador Carlinhos da Cohab (PP) durante sessão da Câmara de Santa Cruz do Capibaribe, realizada ontem (10). A afirmação aconteceu no momento em que ele respondia a uma crítica do vereador Nego Zé (UB).

“O nome dele é Nego Zé, né? Vá lá hoje ‘pro’ campeonato. É tanta claridade que vai ter lá, que você vai ser conhecido como ‘Branco Zé’”, disse o vereador se referindo à iluminação de um campo no município.

A fala de Carlinhos não pegou nada bem e alguns colegas do parlamentar se posicionaram nas redes sociais. Em nota, a Câmara Municipal repudiou a fala. Nós tentamos ouvir o vereador, mas até o fechamento da matéria ele não deu respostas.

Confira a nota da Câmara de Santa Cruz do Capibaribe:

“A Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe repudia totalmente a fala racista e desrespeitosa do vereador Carlinhos da COHAB contra o vereador Nego Zé na reunião ordinária desta quinta-feira, 11. Na ocasião o parlamentar disse: “O nome dele é Nego Zé né? Vá lá hoje no campeonato. É tanta claridade que vai ter lá que você vai ser conhecido como o branco zé.”

Reforçamos que a Câmara não comunga com esse tipo de atitude e se compadece com o vereador que foi desrespeitado. Racismo não é engraçado e muito menos argumento para atacar adversários políticos.

O Brasil tem um histórico de racismo estrutural que marca nosso povo desde a colonização e época escravocrata. Quase 400 anos da história brasileira foi marcada pela escravidão provocando desigualdades profundas que se mantém até hoje.

A liberdade de expressão é garantida a todos, mas não permite a ninguém – tendo mandato ou não – desrespeitar e proferir palavras tão grotescas.”

Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO