A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, pediu a cassação do deputado estadual por São Paulo, Arthur do Val (Podemos), sobre as falas sexistas em relação a mulheres ucranianas, durante sua viagem para produzir coquetéis molotov para serem usados na guerra.
Damares ainda diz que o ministério investigará o dinheiro usado pelo parlamentar, se ele usou passaporte diplomático e se o amigo ”Renan” citado em um dos áudios como sendo acostumado a ir à Europa “pegar loiras”, seria o Renan Santos, cofundador do MBL, do qual Mamãe Falei também faz parte.
“Arthur do Val afirma em áudio que seu amigo está acostumado a sair do país só para ‘pegar loiras’. Estamos diante quem sabe da prática repugnante de turismo sexual? Vamos investigar tudo!”, escreveu a ministra no twitter.
Ainda ontem, Damares tinha gravado um vídeo afirmando que as falas de Do Val não condizem com um parlamentar e que ele deveria desembarcar no Brasil com o pedido de renuncia em mãos. Hoje, já aqui no país, ele anunciou a retirada de sua pré-candidatura ao Governo de São Paulo.
O Podemos e a Alespe emitiram notas de repudio contra Arthur e existem, além do de Damares, outros pedidos de cassação. Em uma entrevista, ela falou sobre os documentos enviados ao presidente da Assembleia.
Confira: