A oportunidade de vivenciar, na prática, o dia a dia da saúde pública. Foi com esse sentimento que 76 residentes foram recepcionados, nesta sexta-feira (4), pela Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife. Mesmo de forma virtual, a data foi marcada por um momento de acolhimento e integração para todos os novos profissionais residentes em saúde, que fazem parte do processo de formação de especialistas deste ano na modalidade residência. O ingresso do Profissional Residente nos Programas de Residência se dá por meio de processo seletivo realizado pela Sesau, para atuar nas unidades de saúde da família, policlínicas e maternidades da rede municipal de saúde.
O objetivo desse processo é formar profissionais e qualificar trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) para fortalecer a Rede de Atenção à Saúde e a gestão descentralizada, ampliando o acesso e qualificando a atenção à saúde. A secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, deu as boas vindas a todos os residentes. Ainda durante o acolhimento, a secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Andreza Barkokebas, palestrou sobre “A rede SUS Recife: Espaço aberto à formação profissional em saúde”. Em seguida, houve uma conferência com a enfermeira sanitarista Mauricéa Maria de Santana, mestre e doutora em Saúde Pública pela Fiocruz-PE, com o tema “O poder transformador da inserção das Residências em Saúde no SUS”.
Atualmente, a Sesau conta com 12 Programas de Residência em Saúde, com base na educação voltada para a transformação da realidade, valorizando o aprendizado prático nas Redes de Atenção à Saúde do Recife. “Os nossos programas de residência reconhecem a importância da rede de atenção básica e de média complexidade, que são espaços privilegiados para a formação baseada na atenção integral, multiprofissional e interdisciplinar. Uma prática essencial para todos os profissionais de saúde pública”, comenta a secretária de Saúde, Luciana Albuquerque.
Os 12 programas de residência em saúde consistem em: Medicina de Família e Comunidade, Médica em Psiquiatria, Médica em Ginecologia e Obstetrícia, Médica em Neonatologia, Médica em Radiologia, Enfermagem Obstétrica, Multiprofissional em Saúde Coletiva, Multiprofissional na Rede de Atenção Psicossocial, Multiprofissional em Saúde da Família, Multiprofissional em Vigilância em Saúde, Odontologia em Saúde Coletiva e Enfermagem em Atendimento Pré-hospitalar. Este último programa existe desde a primeira turma em 2010.
Na próxima segunda-feira (7), será a vez da solenidade de conclusão do Programa de Residência em Saúde. A Sesau, através da através da Secretaria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SEGTES), realizará a formatura de 74 residentes das turmas 2019-2022 e 2020-2022, também de forma virtual.