Cenário Político: dada a largada para a temporada de mudanças

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
3 de março de 2022 às 00h00min
Foto: Agência Brasil

Coluna da quinta

Inicia hoje (3) e segue até 1º de abril (dia da mentira), a janela partidária para os deputados estaduais e federais que desejam mudar de legenda para disputar as eleições de outubro. Em Pernambuco, algumas modificações já foram sinalizadas para acontecer e outras ainda seguem nas tratativas.

Os deputados Eriberto Medeiros (PP) e Guilherme Uchoa Jr (PSC) não só tentarão uma vaga na Câmara Federal, como também irão migrar para o PSB. Acordo já selado com a direção estadual. Já o deputado João Paulo deixará o PCdoB para retornar ao PT, sigla que o projetou para ocupar cargos eletivos.

A deputada Alessandra Vieira, única representante do PSDB na Alepe, tentará a sorte no União Brasil, onde apoiará Miguel Coelho (UB) na disputa estadual. Clarissa Tércio (PSC) também deve seguir o mesmo caminho, sendo forte candidata a puxadora de votos na chapa do prefeito de Petrolina.

Voltando para o plano federal, o deputado Túlio Gadêlha deixará o PDT e vai buscar a manutenção do seu mandato na Rede Sustentabilidade. Esses são só alguns dos exemplos que irão movimentar a política estadual, sem falar nos que não conseguirão montar chapa e aguardarão o comando do Palácio do Campo das Princesas para se movimentar, a exemplo de Augusto Coutinho (SD).

Movimentação
De malas prontas para o União Brasil, o deputado Romero Albuquerque é uma das grandes apostas do partido para fortalecer a chapa proporcional. O parlamentar é considerado um dos precursores da pauta da causa animal no legislativo estadual.

Ampliação
Já a esposa de Romero, a vereadora do Recife, Andreza Albuquerque, deve ingressar na sigla comandada por Bivar para concorrer a uma cadeira na Câmara Federal. A parlamentar também pode ser alçada a vice de Miguel Coelho (UB) e contribuir com a pré-candidatura na região metropolitana.

Apoios
O secretário do Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, foi responsável por levar ontem (2) seis prefeitos para dialogar com o pré-candidato ao Governo de Pernambuco Danilo Cabral (PSB). Todos saíram declarando voto ao nome da Frente Popular.

Temperatura
A sessão desta quinta-feira (3) na Câmara de Caruaru será um termômetro da reunião que aconteceu ontem (2), entre os vereadores da base e a prefeita Raquel Lyra (PSDB). A relação conflituosa entre os dois poderes não foram discutidas. A tucana convocou os aliados apenas para debater matérias legislativas.

Direitos
A vereadora Perpétua Dantas (PSDB) apresenta, na sessão desta quinta-feira (3), uma Indicação à delegada Fabiana Pereira Leandro, do Departamento de Polícia da Mulher (DPMul), pedindo que os plantões de fim de semana sejam retomados na delegacia especializada em atendimento à mulher de Caruaru. No texto, a parlamentar esclarece que a cidade é referência para outros municípios e há demanda para isso.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO