Gravatá sedia 1° encontro de gestoras do Agreste Central

Notícias
Publicado por Karol Matos
24 de fevereiro de 2022 às 11h46min
Foto: Nilson Silva (SECOM)

A cidade de Gravatá foi escolhida pela Secretaria da Mulher de Pernambuco, por meio da Coordenadoria Regional, para sediar o 1° Encontro de Gestoras do Agreste Central, nesta quinta-feira (24), no auditório da Secretaria de Educação.

O evento iniciou com o café da manhã para as gestoras de aproximadamente 20 municípios. Logo após, o encontro tomou forma com a formação de um debate sobre a “A importância da produção e sistematização de dados para o planejamento de dados para o planejamento de políticas públicas para as mulheres”.

Formaram a mesa o prefeito Joselito Gomes (PSB), a secretária de Assistência Social e Juventude e primeira-dama, Viviane Facundes, a secretária da Mulher de Gravatá, Ester Gomes, a coordenadora regional do Agreste Central, Betânia Ribeiro, e a ouvidora da Mulher de Pernambuco, Sileide de Oliveira.

O objetivo é buscar o fortalecimento da integração dos municípios e das políticas das mulheres. Ao longo do dia, haverá ainda o estudo de caso: O que fazer para ajudar mulheres em situações de violência doméstica e familiar; além de informes.

Betânia Ribeiro, coordenadora regional do Agreste Central, falou sobre a satisfação imensa de estar em Gravatá e parabenizou a gestão pela política da mulher no município.

“Para nós, enquanto gestoras de políticas públicas, para as mulheres é uma grande satisfação estar aqui e esse município serve de exemplo, de norte para outros municípios. A política da mulher que acontece no município de Gravatá, que é desenvolvida especialmente nessa gestão é uma política inovadora e que incentiva outros municípios a também praticarem e replicarem o que acontece aqui em Gravatá. Desde já parabéns a essa secretária atuante, que está sempre presente, envolvida na causa e missão porque a política da mulher torna uma missão e Ester tem isso com ela. Hoje estamos aqui no município fazendo a formação com as gestoras, com mais de 20 municípios e só gratidão. E quero dizer que a política da mulher segue forte no estado de Pernambuco”, disse.

“A política pública da mulher é uma realidade não muito fácil, porém precisa ser olhada por nós com muito carinho, com muita responsabilidade e determinação. No momento de partilha, de fortalecimento dos trabalhos que já estão sendo realizados nos municípios vamos tendo uma clareza maior o modo como essas políticas públicas da mulher devem ser construídas, colocadas em práticas para que de fato a mulher tenha o seu espaço, seu reconhecimento e seu respeito, e é assim que o trabalho continua em Gravatá porque o nosso compromisso é com as pessoas”, afirmou o prefeito.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO