A Prefeitura de Olinda inicia, nesta terça-feira (22), o processo de inscrição para cursos profissionalizantes destinados ao público em vulnerabilidade social. O primeiro será ministrado pelo Senac, contratado pelo município para levar 19 cursos, distribuídos para 320 vagas.
O foco nesse programa é a gastronomia, tendo 12 cursos em diferentes especialidades, como comida chinesa, japonesa, marmita saudável, bolos e tortas, por exemplo. Outros temas são: cuidador de idosos, design de sobrancelhas e assistente administrativo.
Os cursos serão destinados a pessoas entre 15 e 18 anos, a partir do ensino fundamental incompleto. As inscrições serão feitas no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) mais próximo da residência do interessado, no horário de funcionamento, de segunda a sexta, de 8h às 17h, levando a documentação necessária: RG, CPF, comprovante de residência e de escolaridade, documento do responsável em caso de menor de idade e comprovante vacinal.
O segundo programa é o Qualifica, com inscrições previstas para sexta-feira, dia 25 de fevereiro, ofertado pelo Governo Federal, numa parceria entre os ministérios da Cidadania e Educação. Trata-se de um curso de empreendedorismo com 500 vagas. Ele é voltado para pessoas em vulnerabilidade social inscritas no CadÚnico. É preciso levar RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade, dados bancários no nome do aluno (banco, agência e conta) e comprovante vacinal.