Cenário Político: oposição já não descarta três palanques

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
21 de fevereiro de 2022 às 00h00min
Foto: Arthur Mota

Coluna da segunda

Sem chegar a um entendimento sobre a formação da chapa majoritária, a oposição deve apresentar três nomes para a disputa estadual: Anderson Ferreira (PL), Miguel Coelho (União Brasil) e Raquel Lyra (PSDB). Estratégia bem diferente das duas últimas eleições, onde Armando Monteiro, ainda no PTB, foi derrotado por Paulo Câmara (PSB).

Até pouco tempo, a oposição ensaiava apresentar apenas duas candidaturas, com Miguel e Raquel na cabeça. Já Anderson vinha se projetando para disputar o Senado numa chapa com a tucana. Mas a necessidade de Bolsonaro ter um palanque em Pernambuco deverá, muito em breve, fazer o prefeito do Jaboatão entrar na corrida para chegar ao Palácio do Campo das Princesas.

A intenção das múltiplas candidaturas servirá para forçar um segundo turno. Atualmente, Raquel está melhor posicionada nas pesquisas, mas Anderson e Miguel seguem fortalecendo as chapas proporcionais, o que deve tornar os pré-candidatos mais conhecidos nas demais regiões. Hoje (21), o PSB oficializa a pré-candidatura de Danilo Cabral (PSB), o que deve contribuir para acelerar as definições no campo oposicionista.

Construção
Durante encontro do deputado Danilo Cabral (PSB) com dirigentes do PT ontem (20), a reivindicação para o Senado foi reforçada. De acordo com a deputada Teresa Leitão (PT), que já confirmou presença no anúncio oficial do nome de Danilo nesta segunda-feira (21), o pré-candidato afirmou que irá trabalhar o pleito junto aos demais partidos.

Martelo batido
O federal da ex-prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida, será o jovem Lula da Fonte. Ele marcou presença no ato que marcou a filiação de Débora ao PSDB na última sexta-feira (18). Ela também oficializou sua pré-candidatura a deputada estadual.

Projeto estadual
O ex-prefeito de São Joaquim do Monte, Joãozinho Tenório (PSDB), decidiu que vai buscar uma vaga na Alepe em outubro. Ele ainda não decidiu por qual sigla, mas a definição deve ser alinhada junto ao deputado André Ferreira. Em 2018, Joãozinho votou em Alessandra Vieira, que recebeu 3.157 votos no município.

Montagem de chapa
Nas andanças que o deputado federal Silvio Costa Filho tem feito pelo estado, o parlamentar não tem só se preocupado em pedir votos para sua reeleição, mas também fortalecer a chapa proporcional do Republicanos. Seu partido já definiu que não irá fazer federação para esta eleição.

Grande estilo
O prefeito Miguel Coelho (União Brasil), que deixa o comando da Prefeitura de Petrolina no dia 30 de março para se dedicar exclusivamente à sua pré-campanha, está preparando uma despedida em grande estilo. Em pouco mais de cinco anos, o gestor fez uma grande transformação na cidade.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO