Apesar de criticar e votar contra os benefícios para os parlamentares, aprovados nesta quinta-feira (17), na Câmara de Caruaru, a vereadora Perpétua Dantas (PSDB), que faz parte da oposição, já utilizou o valor destinado a diárias.
De acordo com o Portal da Transparência do Poder Legislativo, a parlamentar utilizou pouco mais de R$ 500 em recursos da Câmara de Caruaru. Um dos eventos dos quais participou foi o I Seminário de Importância do Legislativo na Vida das Pessoas; já o outro foi um congresso em Afogados da Ingazeira, em outubro de 2021.
Além da parlamentar, uma de suas assessoras também foi beneficiada. Segundo o sistema, Karinny Oliveira recebeu R$ 177 para viajar junto com Perpétua para o Sertão.
Apesar do valor parecer pequeno, trata-se de dinheiro público, quebrando o discurso de idoneidade da parlamentar que condenou as propostas durante entrevistas na imprensa e também na reunião plenária.
Além de Perpértua, o líder da oposição, Fagner Fernandes (PDT), que também votou contra, utilizou recursos do Poder Legislativo para participar de um evento no Recife, onde representou a Câmara de Caruaru em um encontro que reuniu parlamentares de todo o Nordeste.
Já o Cabo Cardoso (PP), em todo esse imbróglio envolvendo a oposição e os benefícios aprovados hoje, na Câmara de Caruaru, é o único que pode garantir que seu discurso e as atitudes caminham juntas, nunca tendo solicitado qualquer diária ao Poder Legislativo.
Além do aumento das diárias para os vereadores, a Câmara também aprovou dois auxílios para combustível e alimentação. Qualquer cidadão pode acompanhar os gastos dos parlamentares através do Portal da Transparência.