Deputado discursa na Alepe contra projeto que libera publicidade de armas 

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
15 de fevereiro de 2022 às 17h25min
Foto: Nando Chiappetta

O deputado João Paulo usou a tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde desta terça (15), para alertar sobre o aumento da compra de armas de fogo no Brasil. O deputado afirmou que será uma voz atuante “contra qualquer projeto que tente facilitar ou estimular o acesso a armas de fogo em Pernambuco. Quanto mais armas, mais cadáveres”, disse o ex-prefeito do Recife.

No último dia 07 foi distribuído na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Alepe, projeto de lei de autoria do deputado Alberto Feitosa (PSC) que pretende liberar a propaganda de venda de armas e munições nos veículos de comunicação, redes sociais e aplicativos de mensagem. O Estatuto do Desarmamento proíbe a publicidade desse tipo de comércio para o público em geral – é autorizado somente publicações especializadas.

O PL vai além: “É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica, financeira e artística, inclusive ao direito da população de garantir sua legitima defesa, seja por meio de manter ou portar armas ou qualquer equipamento, ressalvada as vedações legais”, diz o segundo artigo do PL 3037/2022 assinado pelo parlamentar e coronel seguidor do presidente Bolsonaro. 

“Os alvos são quase sempre os mesmos: jovens, negros, periféricos.  A quem interessa ver gente pobre e preta sendo exterminada todos os dias no nosso Estado? Quem ganha com mortes como a do menino Jonathas de Oliveira, de apenas nove anos, executado no último dia 10, no município de  Barreiros, por homens encapuzados e armados? Quem lucra com essa guerra sem fim?”, contrapôs João Paulo na tribuna.

Em seu discurso, o parlamentar também ressaltou que desde antes da república, o uso de armas  serve a fins políticos e econômicos no Brasil. “Como agora servem como demonstração de força do fascismo, às vésperas do período eleitoral, em que o bolsonarismo está carente de votos”.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO