Cenário Político: socialistas unidos em torno de Danilo Cabral 

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
14 de fevereiro de 2022 às 00h00min
Foto: Marina Ramos

Coluna da segunda

A notícia de que o deputado Danilo Cabral será o nome do PSB nas eleições deste ano foi bastante celebrada nas redes sociais das principais lideranças do partido. Nos bastidores, Danilo já era tido como pré-candidato, faltando apenas o anúncio oficial do governador Paulo Câmara (PSB), condutor da sucessão.

Mesmo acontecendo de maneira improvisada, a declaração feita pelo presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, após encontro no Palácio do Campo das Princesas, foi o suficiente para que deputados, prefeitos e aliados seguissem o mesmo caminho do cacique socialista externando o apoio a Danilo.

O PSB tem a tradição de marchar unido nas eleições, mas nos últimos dias a especulação de que alguns entraves internos poderiam fazer o processo da escolha voltar à estaca zero fez com que a cúpula do partido antecipasse o anúncio, quebrando qualquer desconfiança sobre Danilo Cabral.

Com a pré-candidatura definida, Danilo deve passar a participar mais de agendas políticas ao lado de Paulo Câmara, além das conversas com as demais legendas que integram a Frente Popular, para que a unidade do PSB seja ampliada para a escolha dos nomes de vice e Senado.

Está mantido
Um dia depois de anunciar Danilo Cabral como pré-candidato do PSB nas redes sociais, a postagem foi excluída nas contas do presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira. O fato deixou muita gente sem entender o que tinha acontecido, mas ontem (13), a publicação foi refeita.

Construção
Presidentes do PSDB, MDB e União Brasil darão início a uma negociação na tentativa de formar uma federação entre as três siglas. O primeiro diálogo está marcado para acontecer nesta terça-feira (15). O debate sobre a candidatura presidencial ficará para um segundo momento.

Reflexo
Se a federação entre PSDB, MDB e União Brasil avançar, um super bloco será formado em Pernambuco, mudando toda a conjuntura e contribuindo para salvar o mandato de quem está ameaçado de não se reeleger, a exemplo do deputado federal Raul Henry (MDB).

Expectativa
Tudo indica que na próxima sexta-feira (18), o prefeito Miguel Coelho (União Brasil) participará do evento que será realizado por Alessandra Vieira e Edson Vieira, em Santa Cruz do Capibaribe, onde o casal anunciará o futuro politico e oficializará o apoio a Miguel.

Benefício
O Governo de Pernambuco inicia hoje (14) o pagamento do 13º salário do Bolsa Família. Ao todo serão injetados R$ 165,3 milhões na economia local. Esse é o terceiro ano de execução do benefício estadual.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO