Cenário Político: André cada vez mais distante do Senado 

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
9 de fevereiro de 2022 às 00h00min
Foto: Michel Jesus

Coluna da quarta

Deputado federal por seis mandatos, André de Paula (PSD) vem se preparando nos últimos meses para ser o indicado ao Senado na chapa da Frente Popular, mas essa é uma possibilidade que fica mais distante a cada dia, principalmente após a negativa de Kassab em apoiar Lula já no primeiro turno. 

O espaço para a Casa Alta se tornou um dos mais cobiçados pelos aliados do governador Paulo Câmara (PSB). Além de André de Paula, os deputados Eduardo da Fonte (PP), Silvio Costa Filho (Republicanos), Wolney Queiroz (PDT), Luciana Santos (PCdoB) e Sebastião Oliveira (Avante) se apresentaram para essa disputa.  

Quem também não abre mão do Senado é o PT. Inclusive, esse cenário já foi colocado para Paulo Câmara. A sigla trabalha para eleger o maior número de senadores com o intuito de dar sustentação a um eventual governo Lula e, considerando o histórico de votação de André na Câmara Federal, a estratégia veta o deputado para este espaço.

Debate interno
Além dos deputados Carlos Veras e Marília Arraes, a deputada Teresa Leitão e o ex-deputado Odacy Amorim surgiram como possibilidades para o Senado na Frente Popular. Ficou pactuado com o ex-presidente Lula que o próximo passo será a construção de um consenso dentro do PT e também na Frente Popular.

Fusão
O Tribunal Superior Eleitoral aprovou, por unanimidade, ontem (8), a formação de um novo partido, a União Brasil, que nasce da fusão entre o DEM e o PSL. A sigla comandada por Bivar passa a ser a maior bancada na Câmara dos Deputados, com 81 cadeiras.

Furo
Repercutiu bastante a informação que o Blog Cenário trouxe ontem (8), sobre os nomes que estarão na linha de frente na comunicação da campanha de Miguel Coelho (União Brasil) ao Governo de Pernambuco. Um deles já atuou em outras campanhas da família Coelho.

Exército
Na passagem de Bolsonaro por Pernambuco, o deputados Alberto Feitosa (PSC), Clarissa Tércio (PSC) e Pastor Eurico (Patriota), além do presidente do PTB, Coronel Meira, fizeram questão de marcar presença no Sertão. Os quatro são presenças garantidas em todos os atos presidenciais no estado.

Desdobramento
Mesmo confirmando que assinará a CPI do Caso Beatriz, a deputada Dulci Amorim (PT) também fez questão de anunciar que o seu jurídico está providenciando uma denúncia contra o deputado Romero Albuquerque (PP) na Comissão de Ética da Alepe, devido a postura do parlamentar nos últimos dias.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO