Cenário Político: PSOL deve optar por nome de João Arnaldo

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
22 de janeiro de 2022 às 00h00min
Foto: Sérgio Maranhão

Coluna do sábado

O PSOL Pernambuco realiza neste sábado (22) um encontro que vai definir quem será o representante da sigla para concorrer ao Governo do Estado, nas eleições deste ano. Estão no páreo o advogado João Arnaldo e o vereador do Recife, Ivan Moraes. De acordo com o que a coluna apurou, se nada mudar, Arnaldo vence com uma larga vantagem sobre Moraes. Em 2018 o PSOL disputou o Palácio do Campo das Princesas com Dani Portela, que obteve 188.087 votos, ficando atrás de Paulo Câmara (PSB) e Armando Monteiro, atualmente no PSDB. Portela vai usar o capital político conquistado na última disputa estadual para tentar chegar à Câmara Federal. Seu concorrente direto será o deputado Túlio Gadêlha, que está de malas prontas para a Rede. Os dois partidos estão nos ajustes finais para firmar uma federação. Assim como em 18, a candidatura do PSOL representará um projeto mais à esquerda, mas para alcançar um bom resultado, será necessário ampliar o debate com outros setores da sociedade.

Politização
Alguns deputados da base governista passaram a considerar que a CPI do Caso Beatriz, que será apresentada por Romero Albuquerque (PP), se tornaria em um palanque politico e por essa razão não irão assinar o documento para que a comissão avance e alcance 17 votos.

Vantagem
Por integrar a base governista e ser um militante histórico do PSB, o deputado estadual Diogo Moraes tem conseguido viabilizar ações significativas para Jataúba. Só ontem (20) foi anunciada a liberação de R$ 8 milhões para o município. Isso lhe dá vantagem sobre Edson Vieira (PSDB), na disputa eleitoral.

De volta
O vice-prefeito de Caruru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), está de volta às atividades presenciais. Ele tinha testado positivo para a Covid-19 na última segunda-feira (17) e passou a fazer quarentena, cumprindo suas atividades de casa. Ontem (21), Rodrigo anunciou que refez o teste e deu negativo, tendo sido liberado do isolamento. Com isso, ele participou do Levanta Pernambuco, que aconteceu em Garanhuns na noite desta sexta.

Proposta
Durante convenção nacional do PDT realizada ontem (21), Ciro Gomes apresentou algumas propostas para executar, caso seja eleito. Uma delas é o financiamento de smartphone em 36 vezes, com internet gratuita nas comunidades.

Possibilidade
A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, foi convidada pelo presidente Jair Bolsonaro, nesta semana, para disputar uma vaga no Senado em outubro. Ela pode concorrer tanto por São Paulo, quanto pelo Amapá.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO