Cenário Político: palanques regionais atrapalham federação

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
3 de janeiro de 2022 às 00h00min
Foto: Ricardo Stuckert

Coluna da segunda

Há poucas semanas, a formação de uma federação entre PT, PSB, PCdoB e PV era praticamente dada como certa pelos caciques dessas legendas, mas a falta de um entendimento sobre os palanques regionais esfriou o clima de reaproximação entre petistas e socialistas. Em São Paulo, por exemplo, Fernando Haddad (PT) e Márcio França (PSB) são pré-candidatos ao mesmo cargo e suas postulações são estratégicas para as suas siglas, e nenhuma delas tem apresentado disposição para recuar. As federações também irão valer para as eleições municipais de 2024, já que estarão dentro do prazo estabelecido pelo TSE, que é de quatro anos. Esse será um outro problema, considerando que o conjunto de siglas funcionará como um só partido político. Apesar de uma maior convergência em torno do projeto nacional, as diferenças nos estados e municípios exigirão uma discussão mais profunda sobre a formação dessa federação.

Solidariedade
Tão logo o Blog do Alberes Xavier divulgou ontem (02) que o PSB não dará a legenda para o deputado Clodoaldo Magalhães disputar um mandato de federal em outubro, um grupo de apoiadores do primeiro secretário da Alepe iniciou uma movimentação nas redes sociais com mensagens estimulando o projeto do parlamentar.

Réveillon
Quem resolveu celebrar a chegada do ano novo em Pernambuco foi o deputado federal Felipe Rigoni (ES). O parlamentar, que recentemente resolveu trocar o PSB pelo União Brasil, foi recebido pelo casal João Campos (PSB) e Tabata Amaral (PSB). O trio atuou junto na Câmara Federal, onde a relação foi construída.

Incerteza
A permanência do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, no União Brasil passou a ser vista com bastante desconfiança nos últimos dias. Até o momento, o presidente nacional da sigla, Luciano Bivar, além de não ter feito nenhum gesto com Miguel, existe uma inclinação de Bivar em apoiar o PSB em Pernambuco.

Sequência
No último sábado (1º), a nova diretoria da OAB Caruaru tomou posse para o triênio 2022/2024. Reeleito com 80% dos votos, Fernando Junior continuará à frente da subseção. Uma marca da gestão anterior foi a entrega da sede que custou cerca de R$ 1,4 milhão.

Prazos
De acordo com o calendário eleitoral estabelecido para 2022, a janela de migração partidária vai do dia 3 de março até 1º de abril. Já no dia 2 de abril, os partidos políticos e federações que pretendam participar das eleições, devem ter obtido registro de seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral. As convenções serão permitidas de 20 de julho a 5 de agosto.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO