Como todo recifense já nasce sabendo, os rios Capibaribe e Beberibe se unem para formar o Oceano Atlântico. O local exato onde o oceano nasce fica na Rua da Aurora, na altura da Assembleia Legislativa, e a partir desta terça-feira (28) passa a ser um cartão postal interativo, com equipamentos turísticos e mais área verde. O Encontro dos Rios representa um novo marco turístico na área central da cidade, dando mais visibilidade à paisagem e criando uma nova área de convivência.
A iniciativa foi implantada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Infraestrutura, e integra o Recentro, programa para revitalização do Centro lançado em novembro pelo prefeito João Campos. O gestor municipal fez a entrega do Encontro dos Rios no fim da tarde desta terça, junto à vice-prefeita Isabella de Roldão, a secretários municipais e equipes de trabalho da PCR.
“A gente está inaugurando hoje mais um ponto turístico da cidade, aqui, na Rua da Aurora, um monumento que faz referência ao nascimento do Oceano Atlântico. A gente sabe que o Rio Capibaribe e o Rio Beberibe se juntam para formar esse grande oceano e a gente resolveu homenagear essa irreverência recifense aqui na Rua da Aurora, fazendo a requalificação do seu primeiro trecho. E aqui fizemos um espaço instagramável, onde você pode vir, tirar foto, postar. Estamos também conversando com as operadoras de turismo da cidade para aqui passar a ser um novo ponto, um novo destino turístico, que aqui a gente possa, além do recifense curtir, trazer pessoas de outras cidades para conhecer, curtir e celebrar o nosso Recife”, esclareceu João Campos.
O trecho do Cais da Aurora em frente à Assembleia Legislativa foi urbanizado, numa extensão de 50 metros, e passa a funcionar como uma área de contemplação para o Encontro dos Rios. A área está mais arborizada e ganhou um pórtico iluminado com os dizeres “Aqui Nasce o Atlântico”, uma rosa dos ventos em referência ao “Marco Zero” do oceano, mobiliário urbano, bancos, balanço, pergolado de madeira e novos espaços de convivência. As esculturas do Caranguejo e do Galo da Madrugada foram instaladas em outros pontos da Rua da Aurora. Durante a inauguração, um vídeo referente aos dois rios foi projetado na fachada do Ginásio Pernambucano.
Ativando o Cais da Aurora enquanto novo atrativo da cidade, a Secretaria de Turismo e Lazer providenciou uma opção de lazer para toda a família neste final de ano. Uma roda gigante de 12 metros de altura e capacidade para 24 pessoas a cada volta foi instalada no Cais da Aurora, em frente ao Ginásio Pernambucano. O brinquedo, que começou a funcionar no dia 21 de dezembro, fica à disposição do público até o dia 30 de dezembro, das 16h às 20h. Não é necessário pagar para brincar, mas é solicitado que os interessados levem um quilo de alimento não perecível e o comprovante de vacinação com dose única ou duas doses contra a Covid-19 será exigido aos maiores de 12 anos.
“A Rua da Aurora que é tão linda e emblemática ganha muito com o monumento Encontro dos Rios, com certeza vai ser uma parada obrigatória para os recifenses e para os turistas. Vai virar realmente um novo ponto turístico na nossa cidade. Atrelado a isso, nós estamos pensando em ações de lazer como a roda gigante que começou no dia 21 de dezembro e vai até o dia 30 de dezembro. Lembrando que nessa área também passa a Ciclofaixa de Turismo e Lazer sempre aos domingos e feriados nacionais”, disse a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula.
Recentro
Coração econômico, histórico e cultural do Recife, os bairros do centro da cidade convivem com a movimentação do comércio, com a inovação do parque tecnológico e agitada vida cultural, mas também com os desafios construídos ao longo de muitos anos. Para pensar o desenvolvimento dessa área de maneira integrada e explorar toda sua potencialidade, a Prefeitura do Recife lançou, em novembro de 2021, o Programa Recentro. A iniciativa prevê um grande plano de manutenção, de cuidado, de incentivos fiscais para os bairros do Recife, Santo Antônio e São José e é baseado em quatro eixos de ação.
Um eixo visa à concessão de incentivos fiscais de IPTU e ITBI para novas construções e reformas em imóveis situados nos bairros contemplados pelo Programa. Outro braço do Recentro é a redução da alíquota de ISS para algumas atividades econômicas que atuam nos territórios. Outro ponto é o reforço na vocação da área central para a inovação e tecnologia, com o fortalecimento do apoio ao Porto Digital e a criação de um laboratório a céu aberto para iniciativas inovadoras e a ampliação dos investimentos públicos nos bairros. Toda a iniciativa é gerida pelo Gabinete do Centro do Recife, uma nova estrutura montada exclusivamente para pensar o centro em toda sua complexidade.