O Presídio Rorinildo da Rocha Leão (PRRL), em Palmares, vai inaugurar 458 novas vagas a partir desta segunda-feira (27). Segundo a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), atualmente, há 774 presos no local que comportava, antes das obras de ampliação, 74 pessoas. A unidade prisional de regime fechado aumenta agora para o total 532 vagas, que serão ocupadas pelos presos que já estão na penitenciária.
Os serviços contaram com investimentos do Fundo Penitenciário Nacional, do Ministério da Justiça (Funpen/MJ). O total da obra foi de R$ 13.235.799,28. Apesar da ampliação, o espaço ainda possui superlotação de 242 presos.
“A ampliação do Presídio de Palmares faz parte do projeto do Governo de Pernambuco para desafogar o sistema prisional oferecendo maior segurança aos servidores e pessoas privadas de liberdade”, disse o secretário interino de Justiça e Direitos Humanos, Eduardo Figueiredo.
O presídio está distribuído em três módulos, sendo os de vivências coletivas 1 e 2 compostas de 24 celas; e a 3, que é formada por 20 celas. A ampliação possui área de distribuição de alimentos, sala de policiais penais, pátio para banho de sol, sanitários para visitantes, refeitório coletivo, além da estação de tratamento de esgoto.
Outras vagas
O projeto para desafogar o sistema penitenciário de Pernambuco ainda conta com outras 4.406 vagas. Atualmente estão sendo construídos o Presídio de Araçoiaba, na Região Metropolitana do Recife (RMR), com 2.754 vagas; a Unidade II do Presídio de Itaquitinga, com 1.000 vagas; além de 300 vagas na Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, no Agreste; e 352 no Presídio de Igarassu, também na RMR.