Cenário Político: os efeitos da derrota de FBC para o TCU

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
15 de dezembro de 2021 às 00h00min
Foto: Waldemir Barreto

Coluna da quarta

Ainda é cedo para afirmar, mas o resultado da votação responsável por emplacar o senador Antonio Anastasia (PSD-MG) no Tribunal de Contas da União (TCU) deve ter efeitos negativos no projeto do prefeito Miguel Coelho (DEM) ao Governo do Estado. Não pela derrota do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), mas por obter apenas sete votos num universo de 78 senadores que participaram do pleito. Minutos antes da escolha, o líder do governo Bolsonaro figurava entre os favoritos, o que não foi confirmado após a contagem das cédulas, reduzindo todo seu poder de articulação. Um outro fator que precisa ser observado é que a partir de 2023, FBC não contará mais com o foro privilegiado. De olho na vaga do TCU, o pernambucano também já havia afirmado que, em nome da candidatura do filho, não disputaria nenhum cargo em 2022, mas para manter a imunidade parlamentar pode recuar e concorrer a uma cadeira na Câmara Federal, mudando todo o plano.

Blefe
Até pouco tempo antes da votação, aliados do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) estavam confiantes em um resultado positivo para o TCU. O emedebista buscou criar um clima de vitória, que acabou dando errado após o anúncio do resultado. Ao que tudo indica, o presidente Bolsonaro deixou FBC jogado à própria sorte.

Sintonia
Além de almoçarem juntos nesta terça-feira (14), o senador Humberto Costa (PT) e o deputado federal Wolney Queiroz (PDT) foram vistos juntos em diversos momentos durante a apuração dos votos para indicação do TCU, no Plenário do Senado, sinalizando que uma unidade entre as duas siglas não é nada fora da realidade.

Liderança
Em reunião realizada ontem (14), os deputados do PSB decidiram que o novo líder da bancada do partido na Câmara Federal a partir de 2022 será Bira do Pindaré (PSB-MA). Ele assumirá a posição deixada pelo pernambucano Danilo Cabral, que se esforçou ao máximo para criar uma harmonia entre os parlamentares.

Sequência
A prefeita Raquel Lyra (PSDB) tem emplacado uma série de agendas positivas esta semana. Ontem (14), a tucana entregou a requalificação de uma escola na zona rural. Já nesta quarta-feira (15), Raquel faz a entrega da AME Fernando Lyra, no São João da Escócia.

Isolamento
A cada dia que passa, as falas e ações da vereadora Perpétua Dantas (PSDB) têm isolado a parlamentar na Câmara de Caruaru. As atitudes podem prejudicar a tucana de primeiro mandato, que pode começar a ter problemas até para aprovar simples projetos na Casa, revelou uma fonte à coluna.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO