Em mensagem enviada ao editor deste blog, o ministro do Turismo Gilson Machado Neto relembra sua trajetória e identidade com o gênero musical, além de celebrar o Dia do Forró e o aniversário de Luiz Gonzaga. O chefe do MTur também comemora o reconhecimento do Forró como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Iphan. Confira:
“Há décadas o forró faz parte da minha vida! Comecei como artista em 1993, tocando até em circo. Depois de quase 30 anos de carreira e 3.176 apresentações, posso dizer que hoje, dia do Forró, dia do aniversário de Luiz Gonzaga, o presidente Bolsonaro vai tornar o que era de fato, de direito.
Somos patrimônio cultural e imaterial do País. Forró, manifestação cultural que revela a história do Brasil, nossas tradições e a força do nosso povo, especialmente do Nordeste.
O Forró ser reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Iphan, autarquia vinculada à Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, é motivo de orgulho e alegria.
O Forró que já deveria ter sido reconhecido há décadas e só agora que foi reconhecido. Não poderia passar por aqui, sem ter lutado por isto. Obrigado a toda a equipe do Iphan, da Secult e do Mtur, fundamental para que isso acontecesse.
Obrigado, presidente Bolsonaro, pela confiança no nosso trabalho. Essa é mais uma decisão do nosso governo que ficará como legado para nossa população. Viva o Forró! Viva Luiz Gonzaga! Viva o Brasil!”