Prefeitura lança o Recife Virado no Turismo

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
10 de dezembro de 2021 às 14h00min
Foto: Rodolfo Loepert

Importante impulsionador da economia e também vetor essencial de valorização sociocultural da cidade, o turismo é uma das frentes do Programa Recife Virado, realizado pela Prefeitura do Recife. Com o fim de ano aquecido, como mostra o indicativo de 90% na ocupação hoteleira para este réveillon, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE), a Secretaria de Turismo e Lazer da capital reforça que Recife é para ficar. 

E outras novidades estão por vir, como a implantação do Observatório do Turismo e a transformação do Recife em Destino Turístico Inteligente (DTI), do Ministério do Turismo. Na manhã desta sexta-feira (10), o prefeito do Recife João Campos lançou o Recife Virado no Turismo no Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM).

Para impulsionar ainda mais os negócios relacionados ao turismo, serão concedidos incentivos ao setor, como a redução de 5% para 2% no ISS para serviços de hospedagem, atividades de lazer e eventos por 10 anos para negócios situados no sítio histórico dos Bairros do Recife, Santo Antônio e São José. Essa ação foi desenvolvida em parceria com o Recentro. 

A Secretaria de Turismo e Lazer do Recife está trabalhando junto às operadoras de turismo e agentes de viagem que “Recife é para ficar”, incentivando roteiros de pelo menos 7 dias na cidade. Entre as novidades para o setor está uma parceria das empresas Itapemirim e CVC, com o fretamento de aeronaves com vendas de pacotes de 07 noites para o Recife e também um pacote conjugado Recife-Fernando de Noronha com a Azul Viagens. A Secretaria de Turismo e Lazer do Recife também vai fortalecer as campanhas de incentivo, parceria com as operadoras, realização de famtour e fampress, capacitação de agentes de viagem e promoção do destino.

Outra ação apresentada no evento foi a parceria com a Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital, que lança o app Recifeando, proporcionando uma visita guiada pelos atrativos turísticos da cidade. O app está disponível para Android e iOS.

Inovando na gestão do Turismo enquanto política pública, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, vai implantar o primeiro Observatório de Turismo do Recife. O projeto funcionará como uma rede de pesquisa que terá como finalidade monitorar o desenvolvimento do turismo no destino, a partir de pesquisas, dados, números e elaboração de indicadores. O Observatório será um instrumento imprescindível e decisivo na construção de políticas públicas ligadas ao turismo, observando as demandas turísticas e traçando diretrizes para desenvolvimento do turismo. 

No Recife, o Observatório vai manter e monitorar as pesquisas com histórico de realização, realizar pesquisa de demanda/perfil do turista, pesquisa de imagem da cidade junto aos agentes e operadores de viagem e muito mais. O projeto será colocado em prática a partir do primeiro semestre de 2022.

Outra novidade para a cidade é que Recife está caminhando a passos largos para se transformar em Destino Turístico Inteligente. A chancela aumentará o desenvolvimento e a competitividade entre os destinos turísticos do País, fortalecendo os pilares de governança; inovação; tecnologia; sustentabilidade; e acessibilidade. O projeto DTI Brasil é uma iniciativa no sentido de alcançar maior desenvolvimento tecnológico para o setor do Turismo, além de apresentar destinos mais competitivos, atraentes e inovadores, tanto para os turistas quanto para seus moradores.

No Segundo Jardim de Boa Viagem, um dos cartões-postais da cidade, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Ambiental, fechado desde o início de 2020, será reaberto à população totalmente repaginado. A inauguração e retorno do funcionamento do equipamento está prevista para a segunda quinzena de dezembro. O letreiro OXE!, que fica ao lado do CAT Ambiental e que é cenário para registros fotográficos de turistas e cidadãos recifenses, também está com nova cara.

Recife transpira criatividade. Não à toa a cidade integra a Rede Internacional de Turismo Criativo. Está previsto para o início do ano a renovação do novo Plano de Turismo Criativo (2022-2024). O documento traça diretrizes que buscam o fomento do turismo criativo na cidade, um diferencial especialmente em um momento em que turistas buscam cada vez mais experiências únicas durante uma viagem.

No Recife Antigo, coração da cidade, o Espaço RUA, galeria de arte a céu aberto que fica na Avenida Barbosa Lima, será reformado e terá novo mobiliário oferecendo pausas urbanas diferenciadas ao cidadão e viajante. As obras já começaram e a entrega está prevista para o primeiro semestre de 2022. E em parceria com a Secretaria de Política Urbana e Licenciamento, vai ainda trabalhar no incentivo para a instalação de parklets em outros espaços públicos da cidade. Esta é uma nova maneira de apropriação dos espaços públicos e incentivo à mobilidade urbana sustentável.

A Secretaria de Turismo e Lazer do Recife também firma parcerias com empresários locais, incentivando e firmando parcerias para a execução de feiras, a exemplo do Mercado do Bem, que acontecerá no dia 12 de dezembro, no Segundo Jardim de Boa Viagem; a Feira na Laje, que será dias 11 e 12, no Parque Santana; a Feira do Poço, que será também no Parque Santana, nos dias 18 e 19; e a Feira de Antiguidades, que será no dia 30 de janeiro, no Cais do Sertão.

Novos espaços estão sendo criados, como o Parque das Graças e o Hub Hoteleiro no Centro do Recife, incluindo um hotel da Rede Hilton. Novas melhorias estão sendo feitas na cidade, a exemplo da reforma dos quiosques da Orla de Boa Viagem e reforma do Aeroporto Internacional do Recife.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO